Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Curso de Formação em Políticas Públicas de Cultura, que acontecerá em oito encontros, em Duque de Caxias – na Baixada Fluminense.
O curso é uma parceria entre o Gomeia Galpão Criativo e a Casa Fluminense, através da edição 2023 do Fundo Casa Fluminense – Edital Agenda Rio 2030. A ideia principal é apresentar caminhos para fortalecer a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas e na fiscalização de suas aplicações.
O curso contará com a participação de vários especialistas nas áreas de Cultura e Gestão Pública, a começar pelo professor mestre João Guerreiro, do Curso de Produção Cultural do Instituto Federal de Nilópolis, que dinamizará a aula de abertura, no dia 05 de agosto de 2023.
Segundo Heraldo HB, um dos coordenadores do curso, a ideia é condensar o máximo possível de informações sobre o assunto com o objetivo de ajudar a sociedade civil a acompanhar as políticas públicas na cidade. “Tem muita gente nova com bastante disposição chegando, mas nem sempre os materiais sobre o assunto estão de fácil acesso. Fora que nem sempre dá para perceber a luta em perspectiva histórica. O curso pode ajudar nisso, uma troca de saberes e experiências”.
“Apesar do fim do Ministério da Cultura e da perseguição ao setor, o movimento cultural se manteve ativo e foi responsável pela articulação com parlamentares pela implementação da Lei Aldir Blanc durante a pandemia. Dessa mobilização também saiu a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2, que tem trazido a pauta da Cultura de volta à luz”, comenta a produtora cultural e ex-conselheira de política cultural de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro, Clara de Deus.
O curso visa atender uma importante demanda dos fazedores culturais no atual cenário de retomada do fortalecimento dos Conselhos e da organização da Quarta Conferência Nacional de Cultura, prevista para o final do ano e que vai significar um marco no setor, envolvendo milhares de pessoas e evidenciando a necessidade de formação para a sociedade civil exercer o controle social das políticas culturais.
Para Eduardo Prates, conselheiro de política cultural de Duque de Caxias, a ementa do curso é muito rica e “abordará noções de políticas públicas, gestão em Cultura, funcionamento dos conselhos municipais e estaduais, leis que regulamentam o setor, orçamentos, fundos e um histórico da luta pelo Sistema Nacional de Cultura, além de estudos de caso de municípios da Baixada”.
As aulas acontecerão aos sábados entre 05 de agosto e 30 de setembro, às 14h e as inscrições gratuitas poderão ser feitas no endereço www.gomeia.com.br.
Foto: Lu Brasil