O candidato a prefeito de Mesquita, Gelsinho Guerreiro (Progressista) reservou a manhã do último domingo (29/09) para se manifestar em defesa dos animais. O evento aconteceu no final da feira, na Estrada Feliciano Sodré, próximo ao Colégio Municipal Professor Marcos Gil. Durante toda a manhã, centenas de moradores acompanhados de seus animais de estimação, passaram por lá para aderir à manifestação.
“Durante minha gestão como prefeito, desenvolvemos políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais. Tínhamos serviço gratuito com a Unidade Castramóvel permanente e campanhas de adoção. Hoje o número de animais abandonados nas ruas da cidade cresce assustadoramente, sem prevenção, sem punição. Abandono de animais é crime. As câmeras, um investimento milionário, instaladas pelo atual governo, nas principais vias do município, não monitoram, não funcionam”, disse Guerreiro.
ParCão em Mesquita
A organização do evento teve a participação da ex-deputada estadual, Daniele Guerreiro, mulher de Gelsinho, da candidata vice-prefeita, professora Cris Gêmeas, e do vereador, Roberto Emídio, que recentemente desistiu da disputa eleitoral como candidato a prefeito em apoio à candidatura de Gegê. “Gelsinho eleito, a causa animal será, novamente, prioridade. Mesquita terá um ParCão, um lugar saudável, planejado, onde será possível interagir com os animais”, destacou a ex-deputada Daniele Guerreiro, autora do projeto do Castramóvel na cidade.
“Fico muito revoltada com a quantidade de animais abandonados nas ruas de Mesquita. A situação é invisível aos olhos da administração municipal. Achei o evento top, que revelou a sensibilidade do candidato Gelsinho sobre a causa animal”, afirmou Michele Pereira, que estava em companhia do seu Pitucho, um cãozinho de nove anos. Alicia Dias, de apenas 11 anos, chamou atenção com seu dog, um poodle de seis anos. “Admiro o amor que Gelsinho tem pelos animais”, resumiu a menina.
Abandono e acolhimento
Durante o evento, um homem não identificado desceu de um carro e abandonou uma cadelinha caramelo, à beira da estrada, próximo à sede do Mesquita Futebol Clube, o Mesquitão. O crime foi presenciado por um guardador de automóveis, que trabalhava próximo ao local. “O cara parou o carro um pouco distante e jogou a cachorrinha no chão. Eu reclamei e ele disse: “deixa aí que alguém pega” e saiu correndo em direção ao carro. Como estava distante, não deu para eu ver a placa. Infelizmente não posso ficar porque já tenho os meus. Preferi buscar ajuda junto ao Gelsinho que estava próximo, defendendo os animais”, relatou o homem que pediu para não ser identificado com receio de represálias.
A cadelinha, de aparentemente um ano, foi batizada com o nome Vitória, dado pela jornalista Ana Cristina Rocha Carvalho que participava do evento com seu pet Thor, um Labrachow de nove anos. “Apesar do ato criminoso, ela foi rapidamente acolhida. É um talismã que surgiu para dar sorte. Em breve, ela terá um lar, carinho e amor”, afirmou Ana. Vitória ganhou logo o aconchego dos braços de Daniela Guerreiro. Agora ela está protegida. Quem quiser adotá-la é só entrar em contato em nosso galpão, que fica na Avenida Getúlio Moura, 420, próximo à descida do viaduto, sentido Nova Iguaçu. Vamos fazer uma campanha em nossas redes sociais”, disse.