A Campanha do Agasalho promovida pela Águas do Rio está garantindo um inverno mais quentinho para milhares de pessoas em toda a sua área de atuação. Na Baixada Fluminense, funcionários se mobilizaram neste mês de julho e arrecadaram cerca de 130 quilos de peças de frio, como casacos, meias, calças, gorros, luvas, cachecóis, cobertores, entre outras. As doações foram encaminhadas para a Associação Pestalozzi e ao Lar São Vicente de Paula – Casa de Idosos, ambas em Magé, e ao Projeto Musicalizando Crianças da Associação Despertar, que direcionará o material ao abrigo de crianças Aliançados, em Tinguá, Nova Iguaçu.
A Pestalozzi de Magé, por exemplo, atende pessoas portadoras de deficiência intelectual e autismo. Gastão Cosate, psiquiatra voluntário que atua na instituição desde a inauguração, há 46 anos, agradeceu pelas doações.
“Esse tipo de ação é importante para apoiar nosso trabalho, porque a instituição depende da contribuição da sociedade para crescer e existir. Nós temos alguns convênios, mas o que segura a Pestalozzi é o apoio que a comunidade nos dá. Por isso é que a gente agradece a Águas do Rio e a todos que participaram dessa campanha”, disse o médico.
No Lar São Vicente de Paula, durante a entrega das roupas, uma funcionária da concessionária ainda proporcionou verdadeiro sarau, cantando músicas de Pixinguinha, Roberto Carlos e outros grandes cantores brasileiros para alegrar a tarde dos idosos. Não deu outra: eles soltaram a voz e dançaram!
Raquel Casemiro da Silva, de 47 anos, faz parte do Afluentes, grupo de lideranças da Baixada Fluminense da Águas do Rio. Moradora do bairro Juscelino, em Mesquita, há 10 anos lidera o Projeto Social Musicalizando Crianças, que atua em Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita.
“Há cada dia me surpreendo mais com as ações da Águas do Rio, tanto no quesito operacional, expandindo e levando abastecimento para a população que por anos lutava por água nas torneiras, quanto pelas questões sociais. O frio pode matar, e, para quem precisa, essas doações salvam vidas. Eu decidi repassar as doações para o Abrigo Aliançados, que fica em uma região bem carente de Nova Iguaçu”, afirmou Raquel, muito emocionada.
Para Luciana Muniz, coordenadora do setor de Responsabilidade Social da concessionária com atuação na Baixada, campanhas que englobam a participação dos funcionários reforçam a empatia, um dos comportamentos que são premissas da empresa.
“Essa campanha é uma oportunidade de a gente sensibilizar nossos funcionários ao passo em que eles se debruçam na realidade dos moradores. A Campanha do Agasalho foi uma forma de demonstrar carinho e atenção para as pessoas atendidas por essas instituições. Fico satisfeita com tanta gente ter colaborado para levar calor humano em forma de doação”, finalizou.