Júlio César, de 46 anos, e Isabelly Karolina, de 17, falam da emoção de se formarem juntos no Ensino Médio
O ano de 2024 será inesquecível para a família Andrade e para toda a comunidade do Ciep 031 Lírio do Laguna, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Júlio César e a filha, Isabelly Karolina, se formaram no Ensino Médio, concluindo esse ciclo juntos, com muita alegria, dedicação e amor.
“Está sendo uma realização terminar o Ensino Médio, a concretização de um sonho, e a minha maior motivação mesmo é a minha filha, que me deu muita força para poder voltar. Agora, iremos nos formar juntos”, afirmou Júlio César, de 46 anos, feliz com a conquista familiar.
Essa história começou há muito tempo. Quando a mãe do estudante faleceu, em 2006, ele se viu em um grande dilema e acabou tendo que abandonar os estudos. No ano seguinte, nasceu Isabelly Karolina, sua filha e grande inspiração para o futuro.
Já encerrando seu ciclo estudantil, a jovem conversou com o pai e o convenceu a voltar às salas de aula, para concluir o Ensino Médio. Essa decisão emocionou toda a família, que já vê uma nova perspectiva na história deles.
“Minha mãe completou o Supletivo em 2011, e eu perguntei se o meu pai não tinha vontade de voltar, para conseguir algo melhor. Ele abraçou a ideia e voltou para a escola. Agora, estamos concluindo o Ensino Médio juntos. É muita felicidade”, contou Isabelly, de 17 anos, caçula da família.
Com a proximidade da formatura, a emoção só aumenta. Mesmo tendo cerimônias em dias diferentes ¬– ela cursa o ensino regular e ele, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) –, a união deles se fortalece em cada nova conquista.
– Meu pai já é quase uma celebridade na escola. Participa de tudo. As apresentações dele são as melhores, e é muito legal ver o desenvolvimento dele. Os valores que aprendo em casa e os ensinamentos que recebo na escola me fazem acreditar que algo muito melhor está por vir – completou a emocionada estudante.
A relação da família Andrade com o Ciep 031 é antiga. Na unidade, além de pai e filha, estudaram a mãe da Isabelly, seus irmãos, tios, padrinhos. E o ambiente escolar tem influenciado bastante as conquistas da família.
“Essa é uma das lindas histórias que encontramos no Ciep. Toda a família estudou aqui, e agora, vendo pai e filha se formarem, mostra que estamos no caminho certo. Eles são maravilhosos, e a felicidade de todos aqui é enorme”, enfatizou o diretor da unidade, Rogério Elias Vieira.
Os planos para o futuro estão a todo vapor. Júlio César sonha em se tornar engenheiro elétrico, e Isabelly quer ser professora, inspirada nos valores e ensinamentos que teve em seu ciclo na escola de Caxias.
“Estou me sentindo realizado. Não há dificuldades e nem idade para ter essa conquista. É muito bom”, comemorou o pai formando, já de olho em novas oportunidades na vida.
Que essa história de sucesso e superação sirva de inspiração para muitas famílias e gerações.
Fotos: Divulgação – Seeduc-RJ