A força-tarefa da Prefeitura de Duque de Caxias, que está nas ruas para fazer cumprir o novo decreto do prefeito Washington Reis restringindo o funcionamento do comércio não essencial, percorreu, na terça-feira (12), o centro comercial da cidade e visitou os distritos. O objetivo é conter a propagação da contaminação do novo Coronavírus no município.
Como as medidas protetivas foram estendidas até o dia 31, os fiscais da Secretaria de Fazenda fecharam a loja de uma grande marca de vestuário no bairro Santa Cruz da Serra, no terceiro distrito, localizada na Avenida Automóvel Clube, por desobediência. Em todos os distritos, fiscais tributários, de serviços públicos, agentes de segurança e de vigilância sanitária visitam diariamente o comércio, fiscalizam o transporte público e ajudam na organização das filas em agências bancárias, loterias e supermercados. Já foram fechados oitos estabelecimentos comerciais e intimados mais de 200.
Para funcionar, o comércio essencial autorizado tem que cumprir as exigências das autoridades de saúde. Os funcionários dos estabelecimentos têm que trabalhar com proteção facial e os clientes só podem entrar nas lojas se também estiverem usando máscara de proteção. Os lojistas que desobedecerem as normas estabelecidas serão notificados, multados e poderão ter o alvará de funcionamento cancelado pela prefeitura.
As medidas fazem parte das estratégias das autoridades de saúde do município para conter o avanço do coronavírus na cidade que atualizado na terça-feira (12) com 752 casos confirmados de COVID-19 e 113 óbitos. Casos suspeitos são 1.534 e, descartados, 380.