Fiscais da força-tarefa da Prefeitura de Duque de Caxias interditaram na segunda-feira (11) duas academias de ginástica no centro do município, por desrespeitarem o decreto do prefeito Washington Reis que restringe o funcionamento de locais com aglomeração de pessoas. A medida faz parte das ações determinadas pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do novo Coronavírus. Desse grupo, fazem parte fiscais e agentes das Secretarias Municipais de Fazenda, Saúde e Defesa Civil, Transportes e Serviços Públicos e de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, além da guarda municipal.
No município, a força-tarefa já interditou sete estabelecimentos comerciais (lojas de roupas, celulares, semijoias, relojoarias) e intimou mais de 200 comerciantes. Na segunda-feira (11), mais quatro lojistas haviam sido notificados pela fiscalização no centro da cidade. No mesmo dia, foi publicado no Boletim Oficial da Prefeitura o novo decreto do prefeito Washington Reis, que estende até o dia 31 de maio as mesmas medidas anteriores de restrições.
Estão autorizados a funcionar supermercados, loterias, bancos, farmácias, lojas de material de construção, de tecido (apenas meia porta) e higiene pessoal, entre outros estabelecimentos comerciais. Nesses locais, os funcionários são obrigados a usar máscara de proteção e os clientes só podem entrar no estabelecimento usando a mesma proteção individual.