A Firjan SENAI, em parceria com os sindicatos da indústria do Rio, está com inscrições abertas para 1.100 vagas gratuitas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional para os meses de julho, agosto e setembro, em todo o estado. Entre os pré-requisitos, os interessados devem autodeclarar renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos.
Nesses três meses, só na região metropolitana, são 544 vagas para os setores de Construção Pesada e Civil, Alimentos e Bebidas, Editorial e Gráfica, Indústria de Defesa, Metalmecânico, Plástico, Químico e Refrigeração de Ar. O início, o turno e a carga horária variam de acordo com o curso escolhido. Na capital, as aulas serão ministradas nas unidades de Benfica, Tijuca e Maracanã; na Baixada, em Nova Iguaçu e Duque de Caxias; e no Leste Fluminense, Niterói e São Gonçalo.
Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, explica que as vagas são voltadas para trabalhadores da indústria e seus dependentes, desempregados que já tenham atuado na indústria e público em geral. “O objetivo da parceria Firjan SENAI e sindicatos é preparar profissionais para atender a demanda de capacitação da indústria e do mercado de trabalho”, destaca.
Os cursos de qualificação profissional propiciam o desenvolvimento de competências e a formação do perfil profissional de jovens e adultos. Já os de aperfeiçoamento são voltados para a atualização de pessoas com experiência profissional na área.
Este ano, ao todo, serão 7.589 oportunidades em diversas áreas.
Sindicatos e cursos
Rio+Pão (Rio Comprido) – Fabricação de Sobremesas e Doces Finos, e Padeiro (Firjan SENAI Tijuca); Sian (Niterói) – Confeitaria Fina, Confeiteiro, Fabricação de Bolos Artístico e Fabricação de Sobremesas e Doces Finos (Firjan SENAI Niterói); Induscimento (Centro) – Assistente de Operações em Logística (Firjan SENAI Niterói e Tijuca); Simagran (São Cristovão) – Acabador de Mármores e Granitos e Técnicas de Medição e Orçamento para Serviços em Pedras Ornamentais e Mobiliário (Firjan SENAI Tijuca); Sindicer RJ (Itaboraí) – Execução de Alvenaria em Blocos Estruturais (Firjan SENAI Tijuca) e Almoxarife (Firjan SENAI São Gonçalo); Sindistal (Centro) – Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (Firjan SENAI Tijuca); Sigraf (Centro) – Designer Gráfico Editorial e Realidade Aumentada para Mídias Impressas (Firjan SENAI Maracanã); Sigrarj (Niterói) – Corel Draw (Firjan SENAI São Gonçalo); Simde (Centro) – Marketing Digital (Firjan SENAI Maracanã), Técnicas de Chocolateria e Eletricidade de Automóveis (Firjan SENAI Nova Iguaçu); RJ Metal (Niterói) – Soldador Mecânico (Firjan SENAI Niterói) e Mecânico de Manutenção (Firjan SENAI São Gonçalo); Simme (Centro) – Operador de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado – CNC (Firjan SENAI Benfica); Simmec (Duque de Caxias) – Caldeireiro e Soldador Mecânico (Firjan SENAI Caxias); Simperj (Centro) – Operação, Preparação e Regulagem de Máquina Injetora e Operação, Preparação e Regulagem De Máquina Sopradora (Caxias); Siquirj (Centro) – Desenvolvedor de conteúdos Youtube (Maracanã), Excel e Operador de Produção Industrial (São Gonçalo).
Programa de Qualificação Setorial
O edital, com a relação completa de oportunidades, o nome dos sindicatos responsável por cada curso, e os critérios para participação, está disponível em https://firjansenai.com.br/qualificacaosetorial.
As inscrições devem ser realizadas diretamente na unidade onde o curso será ministrado, porém, o candidato deve primeiro buscar uma carta de encaminhamento no sindicato responsável pela oportunidade escolhida.
O endereço das unidades pode ser encontrado também no site da Firjan SENAI, no link https://firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/unidades. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.