A Secretaria de Serviços Públicos de Belford Roxo iniciou uma faxina geral no município nesta semana. O Viaduto da Bayer, que faz a conexão entre a Avenida Carvalhaes e a famosa Bica da Mulata, está de cara nova. E, claro, com um toque nostálgico de renovação para marcar o fim da era “laranja”.
Após anos em que o tom alaranjado predominava nos espaços públicos, a Prefeitura de Belford Roxo, agora sob a gestão de Márcio Canella, resolveu voltar ao azul e branco – cores que representam a essência do município desde os tempos da emancipação, lá nos idos do governo Jorge Júlio da Costa dos Santos, o Joca, primeiro prefeito eleito do município.
Na prática, a limpeza de 430 metros do viaduto não só envolveu a retirada de lixo e vegetação, como também a pintura das muretas, agora em azul. A mudança das cores é um simbólico “adeus” ao laranja, o tom que se tornou marca registrada de Waguinho, ex-prefeito da cidade. Se antes as ruas e monumentos carregavam o laranja vibrante, agora, aos poucos, eles cedem lugar ao azul tradicional.
E, falando em heranças do passado, o que não desaparece tão facilmente, segundo o prefeito Canella, é o rombo financeiro deixado pela gestão anterior. Pelo visto, o único resquício duradouro da era “Waguinho” será o desfalque no caixa da Prefeitura.
Apesar da reviravolta no visual, Belford Roxo ainda segue com a tarefa de lidar com os fantasmas financeiros do passado. Talvez a “cidade do amor” de Joca esteja tentando se reencontrar, mas, desta vez, sem as lembranças “laranjas”.
Por Michelle Almeida
Dinheiro gasto,disperdicio,limpeza nos rio já.