Com 111 anos recém completados, a FILA continua rompendo barreiras ao desafiar o tempo e, por isso, a história acaba de ganhar outro capítulo: um dos cartões postais mais famosos do Brasil, e sede do maior evento de tênis do País, é o novo cenário do primeiro espaço oficial da marca, que além do e-commerce próprio, inaugura a loja física para atender todos os tipos de consumidores.
A primeira loja FILA abriu as portas ao público nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, no Barra Shopping, localização privilegiada do Rio de Janeiro. A novidade reforça o compromisso da FILA com inovação, design e lifestyle, características presentes nas coleções que resgatam a origem italiana em cada detalhe, tanto nas das peças e calçados casuais como nos modelos esportivos criados pela marca.
De Biella, cidade na Itália onde nasceu a FILA, para o Rio de Janeiro, o local com 144m² foi pensado para juntar uma nova experiência de compra com a história centenária da marca. Idealizado por Ricardo Campos, arquiteto do escritório Santa Irreverência, o projeto convida o consumidor a fazer parte do legado e também apresenta um espaço interativo que percorre uma linha do tempo com recordes históricos e momentos icônicos vividos por grandes atletas em várias categorias esportivas.
“Das listras da icônica polo do Borg veio a inspiração para traduzir a alma italiana Fila na loja e, assim, construir um lugar criativo e original, aproveitando de forma inteligente o espaço. Estou muito feliz com o resultado”, declara o arquiteto Ricardo Campos.
O universo multiesportivo FILA, um dos pilares mais importantes da marca, se mistura à decoração e reflete décadas de história. Tennis, running, beachtennis, swimming, activewear e o lifestyle conectado ao street e ao basquete são representados pelas coleções originais, linhas completas de produtos (casuais e de performance) junto com imagens que expressam momentos épicos no esporte.
“A loja conceito foi desenhada para gerar conexão e energia com nosso público. Seguimos a linguagem da marca, mas também captamos diversas inspirações como da clássica camisa usada pelo nosso embaixador global Björn Borg, um dos maiores tenistas do mundo. O design da peça traduz exatamente a alma italiana do nosso local”, comenta Adriana Magalhães David, head de branding e marketing da FILA Brasil.
Moderna e conectado ao sportswear e ao desempenho, a nova loja conta com um espaço totalmente dedicado à performance, oferecendo todas as variedades de cores e modelos das famílias Racer, com o clássico KR5 e o Racer Carbon, lançamentos com a tecnologia Float, como Elite e Float Maxxi, vestuário e acessórios de corrida — uma das modalidades mais importantes no universo multiesportivo de FILA.
Representando as quadras, a linha Axilus ganha um destaque especial (com todos os modelos à venda) e também será mais um item junto com toda a coleção que celebra a chegada ao Rio de Janeiro, cidade-sede do maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open, que também recebe o patrocínio máster da FILA.
A categoria, que se mistura com o legado da marca, inspirou a concepção da loja. Das listras da icônica polo usada pelo multicampeão Björn Borg veio a inspiração para traduzir a alma italiana e decorar o espaço recém-inaugurado. A lendária peça tornou-se uma referência no universo fashionista, assim como a coleção White Line, e até hoje é lembrada por estilistas e grandes nomes da moda.
Além do gigante tenista, ícones mundiais do esporte como Adriano Panatta, Paolo Bertolucci, Reinhold Messner, Ingemar Stenmark, Grant Hill, Monica Seles, Giovanni Soldini, Fernando Meligeni, Alberto Tomba, Deborah Compagnoni, Michael Schumacher, Neil Hodgson, Rubén Xaus, Lee Janzen, Paul Tergat, Ashleigh Barty, entre outros, representam a atitude change the game — movimento que rompe barreiras e apoia grandes nomes que escrevem a história esporte.
Juntando diferentes linguagens e gerações, o espaço exala criatividade, sofisticação e excelência de maneira exclusiva, contemporânea e à frente do tempo. A primeira loja entrega ao público toda a linha regular FILA e chega a uma das cidades mais importantes do País oferecendo aos consumidores seus lançamentos, coleções internacionais, os principais produtos de esporte e lifestyle, collabs, exposição de sneakers ícones da marca como Tennis 88, Renno Vintage, Grant Hill, Disruptor e tudo sobre o universo ligado à conexão com a moda e a essência italiana e disruptiva da marca.