A produção do Festival EncontrArte está com edital de inscrições abertas até dia 21 de março e prepara um documentário sobre os 20 anos de espetáculos.
Em paralelo, o grupo corre contra o tempo para que o público possa assistir boas produções. De acordo com Tiago Costa, até 600 grupos chegaram a se inscrever em anos anteriores. “Este ano por conta da pandemia e dos baixos recursos esperamos 300 inscritos e só poderemos escolher nove”, contou.
Para viabilizar as apresentações neste ano, foi necessário restringir a participação para coletivos teatrais do Estado do Rio. Antes, segundo Tiago, eram contemplados grupos de todo Brasil. Colocar o festival na rua, em meio a uma pandemia não está sendo tarefa fácil. De acordo com Claudina Oliveira, não fosse pela Lei Aldir Blanc não seria possível realizá-lo. “Sem patrocínio não temos como trabalhar. Precisamos de parcerias, mas muitas empresas quebraram”, lamentou, acrescentando que a ajuda dos governos federal e estadual por meio da Lei está sendo fundamentais neste momento.
Como o show não pode parar, além de selecionar apenas grupos do Rio, também não está sendo exigido trabalhos inéditos. “Entendemos que não haveria tempo hábil para montagem de peças inéditas. Com isso, permitiremos reapresentações. Quem tiver trabalhos inéditos, maravilha! O importante é que o festival vai acontecer e poderá celebrar os 20 anos”, comemorou Fabio Mateus.
Apesar dos 20 anos de luta para manter o EncontrArte na Baixada, o público verá em versão on-line, sua 19ª edição, já que no ano passado não teve apresentação. E isto obrigou os atores e produtores a buscarem alternativas para sobreviverem. “A Internet está sendo uma grande aliada pela sobrevivência da arte”, dizem os produtores.
Tiago Costa disse ainda que para se manterem foi preciso enfrentar as facilidades e dificuldades da rede. “A maioria de nós deu aula on-line. Somos professores e até doutores. Mudamos de ramo, fizemos artesanato e sobrevivemos”.
Inscrições vão até o próximo dia 21
Interessados em participar do Festival devem acessar www.encontrarte.com.br/edital. Estão aptos a concorrer produções infantis, infanto-juvenis e adultos, de qualquer gênero: drama, comédia, musical, farsa e épico com atores, bonecos, formas animadas e sombras. Não será cobrada taxa de inscrição para o festival, que acontecerá no período de 25 deste março a 15 de abril, e um mesmo grupo poderá inscrever mais de um espetáculo, mas somente um será selecionado.
Fábio Mateus, Claudina Oliveira e Tiago Costa confessaram, que vivem uma ansiedade diferente das anteriores, mas estão esperançosos em boas apresentações apesar do momento de pandemia. “É muito bom poder voltar com o espetáculo”, vibrou Fábio Mateus.
Foto: Alziro Xavier/Divulgação