Festival de Capoeira pode ganhar calendário fixo

O 1º Festival de Capoeira Raízes da Resistência, que foi realizado através do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, dentro da Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc, que ocorreu sem a presença de público devido a pandemia, teve transmissão ao vivo pelas redes sociais, com excelente resposta dos internautas. O evento contou com a participação de mestres e professores renomados internacionalmente, que aprovaram o Festival e devido ao sucesso alcançado, pode ganhar novas edições

Segundo Mestre Comprido, fundador do grupo Raízes da Resistência, o evento buscou passar para as pessoas de forma objetiva, que a capoeira é um grande instrumento de educação, socialização e inclusão. “A capoeira tem o poder de buscar o que há de melhor no ser humano, seja na parte física, psicológica e social, trabalhando sempre a importante questão que é a inclusão do cidadão em todos os seus níveis” , explicou o mestre, que informou ainda que devido a grande aceitação do evento, estuda junto com sua equipe a possibilidade de tornar o festival fixo na grade de eventos do grupo.

 O IMPOSTO VOLTANDO À BASE

Acompanhando pessoalmente o evento, David Santana, da Rio + Criativa, afirmou que ações como o Festival de Capoeira, organizado pelo Mestre Comprido e sua equipe, valorizam a cultura fora dos grandes centros. “Estamos num processo de democratização da cultura que não pode ficar só na Zona Sul e nos megaeventos, através da Lei de Inventivo a Cultura Aldir Blanc, estamos fazendo com que o dinheiro dos nossos impostos volte para a população. Este foi o primeiro projeto voltado para a cultura da capoeira aprovado na região”, pontuou David.

A professora Raíz, uma das organizadoras, afirmou que a participação de mestres e professores reconhecidos internacionalmente fizeram do festival um sucesso acima das expectativas. “A cada palestra, aula ou oficina, as pessoas interagiam positivamente nas redes sociais, mostrando que a capoeira hoje é uma atividade que alcança e abriga todas as camadas sociais, e isso só é possível graças aos altos níveis alcançados pelos mestres e professores.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *