Governo do Estado impulsiona o turismo nas 12 regiões turísticas com apoio a eventos culturais e religiosos durante o feriadão de abril
Uma rica programação cultural, religiosa e gastronômica promete movimentar os municípios do estado do Rio de Janeiro até 23 de abril, quando é celebrado o Dia de São Jorge. De festivais de música e culinária tradicionais às homenagens ao santo guerreiro, o estado se transformou em um verdadeiro palco de fé e celebração, atraindo turistas de diversas partes do Brasil.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio estimam que o interior do estado do Rio de Janeiro terá uma movimentação turística significativa, impulsionada pela combinação de três feriados consecutivos: Sexta-Feira Santa, Tiradentes (21/04) e São Jorge (23/04). Esse período, considerado o mais extenso dos últimos cinco anos, vai proporcionar até seis dias de folga, favorecendo viagens de curta distância e fortalecendo o chamado ‘turismo regional’.
– O turismo no Estado do Rio de Janeiro se consolidou como um dos principais impulsionadores da economia fluminense. E é importante destacar que o interior também tem se consolidado como um dos grandes protagonistas do turismo no estado. Cada município traz sua identidade cultural, religiosa e gastronômica, o que atrai visitantes e movimenta a economia local. Esses eventos são fundamentais para mostrar que o Rio de Janeiro é muito mais do que sol e praia – afirma o governador Cláudio Castro.
As homenagens a São Jorge, em 23 de abril, também ganham força em diversas cidades. Maricá e Nova Friburgo realizam cavalgadas em honra ao santo. Na capital, as celebrações se concentram na Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, onde a Alvorada de São Jorge é marcada por uma intensa queima de fogos às 5h da manhã. O centro do Rio também recebe fiéis na Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, próxima ao Campo de Santana.
Música, cultura e gastronomia no interior
Além das celebrações religiosas, a semana também é repleta de festivais culturais e gastronômicos que enriquecem o turismo no interior do estado. Em Arraial do Cabo, o Festival da Lula acontece até amanhã (20/04) combinando música e gastronomia local. Já Miguel Pereira recebe o animado Serra Beer até 23 de abril, com shows e variedade de cervejas artesanais.
Os amantes da música podem aproveitar o Festival de Choro de Lumiar, em Nova Friburgo, que começou ontem e vai até segunda-feira (21/04). Em Paraty, a programação inclui a 13ª Mostra Maré Cheia de Cinema (até 20/04) e o 17º Encontro de Ceramistas (até 21/04), promovendo arte e cultura popular.
Petrópolis sedia o Saloon BBQ, até 27 de abril, um festival voltado aos amantes do churrasco, enquanto Itatiaia promove o Festival do Chocolate até o dia 21. Para os apaixonados por esportes e animais, a 2ª Copa Macaense de Três Tambores, que termina amanhã (20/4) em Macaé, é um prato cheio. Vassouras oferece o festival Café, Cachaça e Chorinho, entre os dias 20 e 23 de abril, reunindo tradição e sabores da região.
Para os amantes do surfe, o Saquarema Surf Festival segue até amanhã, reunindo atletas e fãs do esporte nas praias da cidade considerada o ‘Maracanã do surfe’.
– A Setur-RJ tem atuado fortemente na promoção dos destinos turísticos do interior. Com apoio institucional na divulgação de eventos regionais e no estímulo à economia criativa, o órgão aposta em um intenso fluxo de visitantes neste feriado prolongado. A expectativa é de ocupação hoteleira elevada em diversas regiões, impulsionada pela variedade de atrações e pela mobilização cultural nas cidades – conclui o secretário Gustavo Tutuca.