“Que falta eu sinto de um bem, que falta me faz um xodó” é o que diz a voz de Dominguinhos em nossas lembranças. Para todos que amam um xodó a sugestão é a Feira Olhar Nordestino e todas as atrações que abraçam a cultura, a memória e a história. O evento entra na 4ª edição no município de Nova Iguaçu, desta vez nos bairros Tinguá, na praça central no dia 15 de setembro, e Centro, no Patronato, no dia 21 de setembro.
A Feira Olhar Nordestino está se tornando um evento tradicional para os iguaçuanos apaixonados pelos baiões, xotes, bordados, maracatus, moringas e outros elementos das diversas culturas da região homenageada. Uma edição em Maricá, na região dos Lagos, e três edições realizadas em Nova Iguaçu, cidade que possui grande parte da população de pessoas com origem nordestina ou resultantes da intensa onda migratória existente desde o século XX. Para 2024, os dois momentos programados para o público contam com muitas atividades culturais como atrações musicais, dança, oficinas, artesanato e gastronomia.
Em Tinguá o evento será na Praça de Tinguá no domingo, dia 15 de setembro, com entrada gratuita em parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Tinguá (AMAT). Estão programadas atrações musicais, como Daniel Guerra com o show autoral através da conexão Pernambuco-Baixada Fluminense, contemplado pelo Edital Música nas Ruas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro patrocinam o projeto “Daniel Guerra na Praça do Povo”.
Khefhren Jones traz um Pop Rock sob a ótica nordestina, com um repertório de canções Nordestinas, prestando homenagem a Alceu Valença, Zé Ramalho, Herbet Vianna, Raul Seixas, Zé do Norte. Teremos na programação a dupla Nova Mistura, As Panambis de Cultura Popular e para fechar com chave de ouro Beto com o projeto “Forró nas Praças”, contemplado pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal. A gastronomia também estará presente com o acarajé e muitas outras delícias da região e o artesanato local.
Já no centro de Nova Iguaçu o evento será sediado com o apoio do Centro Social São Vicente, o Patronato, no sábado, dia 21 de setembro, de 11 às 17 horas, com entrada gratuita. Onde ocorrerá o lançamento do catálogo “Memória Viva: Um Olhar Nordestino” com a pretensão de valorizar e celebrar a riqueza das músicas, danças, literatura, culinária e religiosidade nordestinas presentes na Baixada Fluminense através de entrevistas com personalidades representativas como Arlene de Katendê, Mestre Keto, Chá, Totó, Miguel Bezerra, André Simpatia, Átila Junior, Zany Nascimento, Daianní, Turma Ousadia, Quadrilha Carcará, entre olhares e experiências sobre a trajetória da cultura popular em maracatu, Folia de Reis, Literatura de Cordel, Jongo, Capoeira, Afoxé, Carnaval, Forró e festas populares. As atrações do dia contam com Edmilson Santini, Maracatu Tambores de Iguassu e Pimenta do Reino.
A produção é do Instituto de Tradições Nordestinas e Populares, Mundus Produções, Agosto Pra Tudo Produções, Tambores de Iguaçu Produções e Ms Mohr Produções. Daniel Guerra, idealizador do projeto e cantor do grupo Pimenta do Reino, conta que o evento é oportunidade pra quem quer se divertir perto de casa, além de ser uma grande celebração das raízes. Além das atrações, o evento também oferece também a oportunidade de ajudar o mundo. Durante a edição, a organização receberá doações de fraldas nos tamanhos G, GG e XG para os idosos em vulnerabilidade do Abrigo Luz de Escol, também de Nova Iguaçu.
A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, Fenig, Ministério da Cultura e Governo Federal patrocinam a 4ª edição da Feira Olhar Nordestino. De acordo com os organizadores, a Feira tem o objetivo de proporcionar um conhecimento e reconhecimento maiores sobre a cultura nordestina presente na região e combater preconceitos de origem. Num futuro próximo há a ideia de que o evento faça circulação em outras cidades da Baixada Fluminense e Rio.
Serviço
Feira Olhar Nordestino
Programação – Praça de Tinguá – 15/09 – 10 às 17h
10h – Daniel Guerra
11h – Nova Mistura
13h – As Panambis de Cultura Popular
14h – Khefhren Jones
15h – Beto Sousa
Programação – Patronato, Centro Social São Vicente – 21/09 – 11 às 17 h
11h – Oficina de Forró Marcelo Marques
12h – Edmilson Santini Cordel
12h30 – Trio Nilopolitano
14h – Maracatu Tambores de Iguassu
15h – Miguel Bezerra Repente
15h30h – Pimenta do Reino