Faetec abre processo seletivo para novos alunos em 2021

Quem estiver interessado em participar desta seleção já pode se cadastrar na página da Selecon (organizadora do concurso) na web, selecon.com.br, ou pelo site da Faetec, até 24 de janeiro

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, abre nesta segunda-feira (14/12) inscrições para 2.370 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio (Normal e Formação Geral), Técnico de Nível Médio e Ensino Superior (Licenciatura e Tecnólogo). Todas as oportunidades são para ingresso em 2021.

Do total de vagas oferecidas, mais de 1.700 são destinadas aos cursos técnicos, visando atender setores estratégicos da economia do Estado, tais como: Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Hospedagem, Informática, Telecomunicações, Construção Naval, Segurança do Trabalho, entre outros.

“Uma das nossas principais ofertas neste processo seletivo são os cursos técnicos. O objetivo é preparar, com qualidade, o maior número de cidadãos fluminenses para, em breve, poderem ingressar no mercado de trabalho e, assim, alavancarmos a economia do Estado do Rio. Entendemos que o caminho para o desenvolvimento passa pela mão de obra especializada”, avalia João Carrilho, presidente da Faetec.

Para a Formação Geral, são destinadas 35 vagas, distribuídas pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), incluindo a educação de jovens e adultos (Emeja). O curso normal de nível médio, para a formação de professores, oferece 15 vagas somente no Isepam em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Das mais de 300 vagas destinadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, 181 são direcionadas aos CAps dos Institutos Superiores de Educação. As demais oportunidades são para Escolas Fundamentais de Iniciação Profissional, em tempo integral.

No Ensino Superior, são 259 vagas para Licenciatura em Pedagogia e para cursos de tecnólogos, tais como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais e Gestão Ambiental, entre outros, oferecidos nas Faeterjs e nos Institutos Superiores.

“Mesmo com todas as adversidades impostas pelas pandemia, honramos nosso compromisso com a população fluminense. É com muita alegria que anunciamos a abertura desse edital. Estamos trabalhando com afinco para entregar em 2021 nossas escolas ainda melhores. O mercado de trabalho segue cada vez mais exigente em busca de profissionais qualificados, e temos uma rede apta e de referência para auxiliar nessa missão”, pontuou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Serviço

Quem estiver interessado em participar desta seleção já pode se cadastrar na página da Selecon (organizadora do concurso) na web, selecon.com.br, ou pelo site da Faetec, até 24 de janeiro. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá ter obrigatoriamente o número do CPF.

A seleção para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Normal e Formação Geral) nos Institutos Superiores de Educação será realizada por meio de sorteio, tendo como base o número do primeiro prêmio da Loteria Federal, do dia 6 de março. Para essas vagas, não serão cobradas taxa de inscrição.

Para as demais vagas, haverá taxa de inscrição. O boleto no valor de R$ 55 será emitido ao término do cadastro e poderá ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento. A isenção da taxa, para quem comprovar insuficiência de recursos financeiros, será concedida por meio da apresentação de documentação solicitada no edital. O pedido poderá ser feito somente até o dia 28 de dezembro.

O processo seletivo dos candidatos, para as formas de organização com cobrança de taxa, será feito por meio de provas, que ocorrerão no dia 28 de fevereiro. Serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática para os cursos técnicos. No Ensino Superior, a avaliação terá Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Os concorrentes devem ficar atentos ao edital que traz o cronograma com o resultado e o período de matrícula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *