O ano começou e a busca pelo sonhado trabalho não pode faltar. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu ontem (9), as inscrições gratuitas para mais de 90 opções de cursos.
“ Queremos garantir o amplo acesso aos cursos profissionalizantes da Rede, facilitando a garantia de melhores chances de emprego para toda a população fluminense”, destacou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.
Os interessados podem disputar uma das 29.371 mil vagas abertas em mais de 80 unidades espalhadas por todo o Estado do Rio. O candidato deve se inscrever somente por meio do site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br), até o dia 26 de janeiro. Os cursos têm duração entre 10 e 20 semanas. Entre as oportunidades estão: Costureiro; Garçom; Padeiro; Mecânico de Automóveis Leves; Operador de Computador; Piano Intermediário; Inglês Iniciante e Intermediário, Recepcionista em Meios de Hospedagem; Cabeleireiro, entre outros.
Segundo o secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, a equipe da Secti está atuando fortemente com o objetivo de oferecer cada vez mais cursos e ampliar o número de vagas ofertadas para qualificar de forma ampla a população, já que o mercado está exigente.
“ Esperamos reduzir as desigualdades sociais e promover assim a inclusão de todos os fluminenses”, afirmou o secretário.
Para se candidatar aos cursos profissionalizantes, é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também varia, de acordo com a qualificação escolhida. O sorteio público das vagas será realizado no dia 27 de janeiro, e a listagem completa será publicada no site da instituição. O período de matrícula para os candidatos sorteados será entre os dias 28 a 31 de janeiro. As aulas começam no dia 10 de fevereiro (segunda-feira).
O candidato pode se inscrever em cidades como Barra Mansa; Campos; Guapimirim; Macaé; Petrópolis; Porto Real; Valença; Saquarema; São José do Vale do Rio Preto; Duque de Caxias; Rio das Flores; Resende; Piraí; Paraíba do Sul e Rio de Janeiro, por exemplo. A lista completa está disponível no site da Rede Faetec.