Fábrica desativada pode virar HUB de pequenas empresas em Paracambi 

Andrezinho Ceciliano defende reutilização de áreas ociosas e abandonadas; 60% dos empregos gerados no país em 2024 foram pelos pequenos negócios

Desativada há quase 20 anos, a sede da Fábrica Têxtil Maria Cândida pode se tornar um HUB de pequenas empresas do município de Paracambi, na Baixada Fluminense. A proposta é do candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), que defende negociar a desapropriação do terreno e reformar o local, inaugurado em 1924, para atrair empreendedores.

A ideia do candidato é incentivar a criação de empregos no bairro da Cascata, que, além da fábrica, tinha uma segunda planta industrial, da Crown Indústria e Comércio Ltda, destinada à fabricação de embalagens. Juntas, elas geravam renda para cerca de 350 famílias. O local é ideal para instalação dos empreendimentos por já contar com infraestrutura necessária, dentre elas estações de tratamento de água e esgoto e tubulação de gás no acesso ao futuro condomínio industrial.

“Nossa proposta a de governo é baseada em investimento no empreendedorismo local, mas também na atração de empresas de fora, formando uma cadeia produtiva que se complementa”, destaca Andrezinho, que cita como inspiração a criação de áreas industriais, na entrada do Dr. Eiras e na estrada do Cabral, durante o governo do pai, o ex-prefeito Andre Ceciliano (2001-2008). A ideia do candidato é também revitalizar o condomínio industrial da região do Cabral, que ficou abandonado pelas últimas gestões da cidade.

De acordo com o Sebrae, as pequenas e microempresas foram responsáveis por seis em cada 10 empregos criados no Brasil em 2024. A instituição reforça a importância do setor para economia brasileira, destacando que ele representa 95% dos empreendimentos em funcionamento no país e é responsável por 30% do PIB (Produtor Interno Bruto). 

Crescimento econômico atrelado à educação

O candidato defende ainda que o processo de crescimento econômico de Paracambi deve estar atrelado à área da Educação. Ele pretende usar a Fábrica do Conhecimento como sede de uma incubadora de pequenas empresas, além de fomentar a criação de vagas de estágio para os alunos dos institutos que funcionam no equipamento. Outra proposta visa criar um convênio com o Sebrae para capacitação dos empresários locais.

Para Andrezinho, que hoje é deputado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a industrialização de Paracambi é essencial para o desenvolvimento até do interior do estado. Por isso, ele também defende a participação do município em consórcios intermunicipais de programas com impacto em infraestrutura e  a promoção de eventos de integração local. 

“Ao estabelecer parcerias estratégicas com municípios vizinhos e alinhar nossos esforços com as políticas estaduais e federais, podemos maximizar o potencial de nossos recursos naturais, culturais e econômicos. Paracambi deve ter o propósito de ser um centro regional de consumo de bens e serviços”, ele defende no programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *