Escrita e leitura transformam criatividade em impacto social por meio do projeto SuperAutor
Com o propósito de estimular a escrita, a leitura e a conscientização ambiental, o projeto SuperAutor foi desenvolvido em 13 escolas públicas fluminenses. A iniciativa da Águas do Rio culminou em uma tarde de autógrafos emocionante para 287 alunos de cinco escolas da Baixada Fluminense, com idades entre 6 e 12 anos. Na ocasião, os estudantes apresentaram seus próprios livros a professores, familiares e colegas, celebrando o orgulho de se tornarem autores e ilustradores de suas histórias.
O projeto conquistou a comunidade escolar ao transformar a escrita e a leitura em instrumentos de impacto social. Durante seis encontros, os alunos elaboraram textos e ilustrações, que resultaram em obras abordando temas como saúde, meio ambiente e cidadania.
“Iniciativas como essa são um marco para nossa escola, pois desenvolvem nos alunos a criatividade, o senso crítico e a valorização da leitura, além de tratar de questões relevantes como a preservação ambiental. Eles são os futuros usuários dos recursos que preservamos agora”, destacou Cristiana José, diretora da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados.
O SuperAutor forneceu suporte completo às escolas, desde o planejamento até a entrega dos exemplares. Materiais pedagógicos, livros e vídeos online enriqueceram o processo criativo dos estudantes. Professores receberam capacitação para aplicar o projeto em sala de aula, enquanto os pais foram incentivados a reforçar os aprendizados em casa, promovendo a integração entre família, escola e comunidade.
“Acreditamos que ações como essa são fundamentais para formar gerações mais comprometidas com a preservação dos recursos naturais. É inspirador ver os alunos expressando suas ideias de forma criativa e se tornando protagonistas de suas histórias”, afirmou Anderson Lopes, supervisor de Responsabilidade Social da Águas do Rio.
Para Samuel Felipe, de 6 anos, a experiência foi marcante.
“Escrever um livro foi muito divertido. No início, foi difícil pensar na história, mas, com o apoio da minha professora e da minha mãe, consegui criar e ilustrar o que eu queria. Aprendi que toda história precisa de começo, meio e fim, e adorei desenhar os personagens e imaginar os lugares. Compartilhar ideias com meus amigos na sala de aula foi uma das melhores partes”, concluiu.
Sobre o SuperAutor
O projeto evidencia que a criatividade e a educação são aliadas essenciais na formação de cidadãos conscientes, capazes de criar novas histórias para o futuro. Desde sua implementação, o SuperAutor já produziu cerca de mil exemplares impressos, promovendo inclusão e desenvolvimento educacional em áreas de vulnerabilidade social.
Além de Japeri, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Magé e Queimados, na Baixada Fluminense, a iniciativa também foi realizada em escolas da capital, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e São Francisco de Itabapoana.