O Governo do Estado e a prefeitura de Duque de Caxias, fecharam nova parceria para abrir mais leitos para o tratamento de pacientes da covid-19 no estado do Rio. Cinquenta e seis leitos estão sendo disponibilizados para atender a população fluminense no quarto andar do Hospital Municipal Doutor Moacyr do Carmo. A ala dedicada a casos do novo coronavírus ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde.
“Estou solicitando que o secretário de Saúde, Fernando Ferry, assuma a gestão do andar dedicado ao tratamento de casos da covid-19. Precisamos de mais leitos para começar a abrir a economia gradualmente”, destacou o governador.
A Secretaria de Saúde atuará na convocação de profissionais de saúde e na compra de materiais. Cinquenta respiradores também serão entregues pelo governo estadual à unidade.
“Estamos estabelecendo uma grande parceria com a cidade de Caxias. Compraremos insumos, medicamentos e equipamentos que por ventura ainda sejam necessários”, frisou o secretário estadual de saúde, Fernando Ferry.
De acordo com o prefeito Washington Reis, o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fornece toda a estrutura necessária para o tratamento dos casos graves da doença.
“A chave está entregue, governador. Os leitos estão preparados para receber pacientes, temos uma estrutura de alta qualidade”, disse Reis.
Hospital São José
No início de maio, o Governo do Estado e a prefeitura de Caxias já haviam fechado outra parceria com a inauguração do Hospital Municipal São José, exclusivo para pacientes de covid-19. A unidade de saúde conta com 128 leitos e atende, atualmente, 62 pacientes com a doença. Entre hoje e quarta-feira, outros pacientes serão transferidos para o hospital por meio do Sistema de Regulação Estadual (SER).
Desde a sua abertura, o Hospital Municipal São José
já recebeu 253 pacientes e já foram concedidas 113 altas médicas, de internados
com covid-19.
Witzel também visitou, em Caxias, a maternidade Santa Cruz da Serra. Em
parceria com o Governo do Estado, a unidade será inaugurada em breve e conta
com 114 leitos e UTIs neonatal e materna.