O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), está participando ativamente da limpeza das cidades da Baixada Fluminense, afetadas pelas chuvas do final de semana. Em Nova Iguaçu são 50 homens e 30 homens em Queimados, além de máquinas pesadas e caminhões.
Junto com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Cedae, técnicos da Seinfra visitaram diversos pontos afetados, como o Canal do Capenga, em Nova Iguaçu. Os profissionais avaliam a necessidade de intervenções emergenciais, com contenção de encostas, drenagem e recuperação da galeria pluvial, como forma de evitar o desabastecimento de água na Região Metropolitana.
“A determinação do governador Cláudio Castro foi de mantermos contato permanente com os municípios afetados pelas chuvas, para ajudarmos no que for possível. Estamos trabalhando na limpeza das ruas e desobstrução das redes de drenagem, para escoar a água das ruas e permitir que a cidade possa se reorganizar”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.
Acompanhado do secretário de Obras de Nova Iguaçu, Fernando Ortiz, Brandi foi a vários pontos onde as chuvas foram mais intensas. Ele aproveitou para discutir a importância de se desenvolver um projeto definitivo para o Rio Botas, visando o fim das enchentes na região. Já em Queimados, com a secretária municipal de Obras, Cristina Remann, discutiram formas de atender as necessidades do município após as chuvas. Além de se comprometer a mandar equipamentos, o secretário garantiu também o envio de escória para as vias mais prejudicadas pelo temporal, que estavam sem condição de circulação de veículos e ônibus.