Em virtude do aumento da movimentação de passageiros identificado neste fim de semana na estação ferroviária de Duque de Caxias (Ramal Saracuruna), a Secretaria de Estado de Transportes solicitou à SuperVia a reabertura para embarque e desembarque da estação Corte 8, a partir desta segunda-feira (23/03). Dessa forma, os moradores desse município da Baixada Fluminense terão mais uma opção para o deslocamento à cidade do Rio. Além disso, para atender a demanda de passageiros, a concessionária já aumentou a frequência das viagens.
Essa medida resultará na retificação do decreto número 46.983, que determina, entre outras restrições, o fechamento da estação Corte 8. Dessa forma, reduz para nove o número de estações da SuperVia fechadas para embarque e desembarque: Ramal Japeri (Presidente Juscelino, Olinda, Lages e Paracambi), Ramal Belford Roxo (Coelho da Rocha, Agostinho Porto e Vila Rosali) e Ramal Saracuruna (Jardim Primavera e Campos Elíseos).
As alterações previstas no decreto para o ramal Japeri e extensão Vila Inhomirim (ramal Saracuruna), a partir desta segunda (23/03), foram canceladas. Amanhã, a operação seguirá a grade regular dos dias úteis nos horários de pico e vale.
A Setrans ressalta que as demais determinações anunciadas permanecem mantidas. Só podem embarcar nos transportes públicos trabalhadores de setores definidos como ‘essenciais’ (confira a relação abaixo) e pacientes em tratamento de saúde, com um acompanhante, desde que munidos de atestado médico, agendamento ou outro documento comprobatório da condição médica.
A partir de amanhã, haverá controle de acesso em 19 estações (15 da SuperVia, 3 do MetrôRio e 1 da CCR Barcas). Nesses locais, a Polícia Militar realiza a triagem dos usuários, com o apoio de funcionários das concessionárias. O embarque ocorre por meio da apresentação de documento de identidade profissional, carteira de trabalho ou crachá funcional acompanhado de identidade oficial.