O governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ), apresenta o espetáculo infantil ‘Contando e Recontando Contos’, premiado com o edital Retomada Cultural 2. Com um histórico de seis anos, a peça super premiada será encenada gratuitamente de 18 a 27 de janeiro, em cinco apresentações, nas cidades de Nova Iguaçu, Mesquita e Itaguaí, pela Cia Villelarte Produções, com censura livre.
Ela conta a história de uma companhia de teatro que, buscando novas formas de atingir o público, recria os clássicos da literatura universal, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Cachinhos Dourados e Três Porquinhos. Mas tudo com um toque leve, cômico e aberto a novas possibilidades. Os ingressos serão liberados uma hora antes do início de cada espetáculo.
“Queremos fazer uma grande homenagem ao teatro em sua essência. O trabalho apurado do artista se faz necessário, numa troca de conhecimentos e vivências entre todos os atores em cena”, afirma o diretor e ator do espetáculo, Felipe Villela, acrescentando que um dos objetivos da Cia é, por intermédio deste espetáculo infantil, democratizar o acesso à cultura.
Os artistas pretendem também ampliar e descentralizar as artes cênicas com as apresentações nas cidades visitadas. Há ainda o incentivo à formação de plateia infantil, fomento à cultura e movimentação da economia criativa local. Com encenações leves e cômicas, eles querem promover o resgate da literatura universal, incentivar a leitura e entreter o público infantil.
Sobre a Cia
A Villelarte Produções surgiu da necessidade de se fomentar a arte em Nova Iguaçu e auxiliar no processo de formação da educação de crianças e jovens, por meio de oficinas teatrais, passando por produções de projetos artístico-pedagógicos até apresentações de espetáculos teatrais. Ela é gerida por Felipe Villela e Lili Pardini.
O primeiro espetáculo da Cia. Villelarte foi uma montagem original do infantil ‘Alice e Dorothy: Além do Arco-íris’. Em novembro de 2018, o grupo apresentou o espetáculo infantil ‘Contando e recontando Contos’, com dramaturgia e direção de Felipe Villela, fazendo sua estreia no XVII Encontrarte.
Em 2021, encenou o espetáculo ‘O Quarto dos Brinquedos’ que estreou no Teatro Cândido Mendes em Ipanema. A Cia Villelarte Produções ainda tem no portfólio dois espetáculos adultos – ‘Esqueletos no armário’ e ‘Cegos’, ambos premiados em festivais no Estado.
Premiações em festivais
O espetáculo participou do 22° Festival de Teatro Infantil do Tijuca Tênis Clube e recebeu indicações de cenário, iluminação, direção, atriz, ator e espetáculo. Venceu nas categorias atriz (Carolina Ferreira), direção (Felipe Villela) e melhor espetáculo da competição.
No 16° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, foi indicada como melhor maquiagem, figurino, cenografia, iluminação, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção e melhor espetáculo infantil. Conquistou os prêmios de maquiagem (Flávia Rob), cenografia, ator coadjuvante (Felipe Villela), atriz coadjuvante (Carolina Ferreira), direção (Felipe Villela) e melhor espetáculo do festival.
3º Festar – Festival de Teatro de Araruama – recebeu indicações de figurino, direção, ator e atriz (dupla indicação para as atrizes Lili Pardini e Carolina Ferreira) e espetáculo geral. Ganhou nas categorias ator (Felipe Villela), atriz (dupla premiação) e melhor espetáculo geral.
Espetáculo vencedor do FEMARTIN – Festival de Múltiplas Artes Infantis de 2021.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção – Felipe Villela
Figurinos e cenografia – Lili Pardini
Maquiagem – Flávia Rob
Iluminação – Adriano Souza
Operador de som – Fernanda Cunha
Elenco – Felipe Villela; Libny Marques; Lucas Cruz; Carolina Ferreira; Lili Pardini; Flávio Alvarenga.
SERVIÇO:
DIA: 18/01/23 (quarta-feira) – 15h
Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava – Nova Iguaçu
Av. Paranapiacaba, 129 – Rancho Fundo – 50 lugares
DIA 19/01/23 (quinta-feira) – 15h
Pracinha da Cultura – Itaguaí
Estrada Decio Muniz da Silva Filho, Chapero, Gleba B – Sem número – Praça Ceus, em frente ao condomínio Safira. – capacidade: 70 lugares
DIA: 22/01/23 (domingo) – 11h
Praça Céu Jardim Paraíso – Nova Iguaçu
Rua Arco-íris , s/n – Jardim Paraíso. (Em frente a CIEP da Piscina) – capacidade: 120 pessoas
Dia 23/ 01/23 (segunda)- 19h
Praça PEC – Mesquita
Rua Cesário 659, Santo Elias – capacidade: 50 pessoas
DIA:27/01/23 (sexta-feira) – 15h
Associação Comitê Ponto Chic – Nova Iguaçu
Rua Pedro Cunha, 307 – Ponto Chic – capacidade: 50 pessoas
FOTOS Danilo Sérgio