Com espetáculos on-line, o 19º Festival Encontrarte está fazendo um grande sucesso nas redes sociais. E nesta sexta, sábado e domingo não será diferente. Serão apresentadas três peças teatrais: Olho por Olho, Boca a Boca e Ariano – o Cavaleiro Sertanejo.
Desta vez a cidade contemplada é Nova Iguaçu, onde vivem os produtores deste evento que comemora 20 anos.
“É um privilégio Nova Igua poder sediar um espetáculo que é um dos maiores festivais de arte e cultura do Estado do Rio”, afirmou Marcus Monteiro, Secretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu.
Ele reforçou a capacidade dos produtores Fábio Mateus, Claudina Oliveira e Tiago Costa por realizarem o festival por 20 anos. “Que festival se perpetuou por tanto tempo? pergunta. Para ele o EncontrArte merece e deve ser festejado.
Ele explicou que nem sempre o poder público consegue realizar as ações culturais que a sociedade precisa, mas que os produtores do festival têm fomentado cultura de qualidade.
Marcus também falou da importância da Lei Aldir Blanc para que os artistas mantenham suas produções. O EncontrArte tem Patrocínio do governo federal e Secretaria de Estado e Economia Criativa.
O festival é transmitido pelo link encontrarteteatro/youtube .
Serviço:
9 de abril – sexta-feira, às 19h
Olho por olho
Espetáculo de Rohan Baruck com o Grupo Raiz. Num lugar e tempo indeterminados, um guerreiro cria seu pequeno filho para ser o mais forte da aldeia, capaz de proteger seus líderes e defender os interesses do povo. Mas, com a aldeia em guerra, acontece um ataque inesperado e o pequeno morre nos braços do pai. O assassino é capturado e, enquanto aguarda o julgamento da tribo, recebe a visita do pai em luto, que fica estarrecido ao ver quem foi o responsável pela morte de seu filho. Censura 12 anos.
10 de abril – sábado, às 19h
Boca a Boca – A antiga arte de contar histórias
Contos e histórias da Tradição Oral várias partes do mundo com adaptação de Priscila Camargo. Cinco Contos Tradicionais da Turquia, Japão, Portugal, Grécia e da cultura islâmica são interpretados por Priscila Camargo. Neles ela aborda questões como solidão, busca da perfeição, guerra, amor, coragem, o sentido da vida, humor e sagacidade. Censura Livre.
11 de abril – domingo, às 17h
Ariano – O Cavaleiro Sertanejo
Seis Cavaleiros a procura do lendário autor Ariano Suassuna, invadem com música e poesia a cidade nordestina de Armorial. Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta. O cavaleiro andante, de mistérios e mitos, deixou seu legado e perpetuou suas histórias e foi intitulado: Ariano – O Cavaleiro Sertanejo. Autoria e direção de Ribamar Ribeiro. Com o grupo Os Ciclomáticos. Censura 12 anos.
Fotos Zayra Lisboa e Gérsica Telles