Embratur anuncia criação de laboratório de inovação para o turismo no Rio de Janeiro

A Embratur anunciou nesta quarta-feira (1º/3) que vai criar no Rio de Janeiro a primeira unidade da Embratur Lab, um centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo, com objetivo de promover competitividade e sustentabilidade ambiental aos serviços deste setor. A unidade nasce em parceria com o Turistech Hub Brasil, centro com finalidade similar sediado em São Paulo.

“A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para iniciar esse projeto porque tem uma grande diversidade de serviços ligados ao turismo, desde a realização de grandes eventos ao ecoturismo urbano em nossas montanhas e florestas; do turismo religioso ao turismo de festas. Será nosso primeiro grande laboratório para testar inovações que serão utilizadas nos destinos turísticos em todo o Brasil”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo ele, após a consolidação da unidade do Rio, novos núcleos serão instalados em outras cidades do país, em parceria com a iniciativa privada. O responsável pela Embratur Lab será o diretor de Gestão e Inovação da agência, Roberto Gevaerd. “Nosso objetivo é usar a tecnologia para melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil. Para isso, vamos convocar e apoiar startups para usar o Rio de Janeiro como espaço de experimentação dessas novas soluções e tecnologias. Queremos transformar o Rio em um grande laboratório de tecnologia para o turismo”, afirmou Gevaerd.

O novo centro pretende, entre outras coisas, organizar um Big Data para que as empresas do setor de turismo identifiquem tendências e comportamentos dos consumidores e personalizem suas ofertas de acordo com a demanda do público.

Será prioridade ainda desenvolver soluções de tecnologias verdes que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo, incluindo o uso de energia renovável, a implementação de práticas sustentáveis em hotéis e a promoção de práticas de turismo responsável.

Na terça (28), em Lisboa, Gevaerd e a diretora de Negócios e Marketing Internacional, Jaqueline Gil, se reuniram com Roberto Antunes, diretor-executivo da NEST, centro de inovação do Turismo de Portugal, para conhecer as experiências de inovação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *