O deputado André Ceciliano (PT) defendeu o fortalecimento da economia do Estado através da ciência e da tecnologia durante um evento estudantil na Universidade Federal do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (23/05). O evento contou com a presença do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e da coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Tatiana Roque.
“A gente tem a academia, o complexo industrial da Saúde, a Fiocruz, institutos federais, universidades. Temos o conhecimento de pesquisa e desenvolvimento e precisamos usar esse saber para colocar na prática tudo aquilo que é produzido aqui”, disse Ceciliano, lembrando que as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas no Rio de Janeiro, pela Fiocruz, já começaram a ser aplicadas. “Aqui é um exemplo para o Brasil e precisamos transformar nosso conhecimento em produtos”, afirmou.
Ceciliano também citou como exemplo a COPPE, vinculada à UFRJ, que possui a tecnologia necessária para fazer a transformação do gás natural, que tem mais de 70% da produção nacional no Rio, em fertilizantes nitrogenados – atraindo investimentos previstos no Plano Nacional de Fertilizantes. “Nós fizemos uma reunião com os técnicos da COPPE e precisamos transformar esse conhecimento para atrair investimentos. No ano passado, 90% dos fertilizantes usados nas lavouras do país foram importados”, comentou.
O deputado voltou a criticar a instalação de termelétricas no Norte, Noroeste e Centro-Oeste do país, conforme previsto em lei sancionada pelo Governo Federal. “Em vez de gastar R$ 100 bilhões para levar o gás natural aqui do Sudeste para essas regiões do país, precisaríamos de apenas R$ 2 bilhões para trazê-lo da bacia de Santos até o Rio”, disse Ceciliano.
Transformação pela Educação
No evento, Ceciliano ainda lembrou sua trajetória desde criança, quando começou a trabalhar aos nove anos, até ir para o mercado financeiro, aos 17. André Ceciliano também lembrou que foi prefeito de Paracambi por dois mandatos, depois de concorrer ao cargo e perder a eleição por menos de 100 votos, sendo reeleito no pleito seguinte à deputado estadual.
Quando prefeito, foi responsável pela implementação da Fábrica do Conhecimento, um complexo educacional com 16 cursos superiores, sete de pós-graduação, escolas de ballet e música e instituições técnicas. “Em Paracambi, sempre priorizamos a Educação. Quando entramos na prefeitura em 2021, vimos alunos da 7ª série que sabiam sequer ler e escrever porque o prefeito anterior tinha adotado o sistema de aprovação automática. Universalizei a Educação Infantil, implementei aulas de reforço e erradicou o analfabetismo na cidade. É um orgulho para nós e temos que fazer isso em todo o estado: uma escola com cultura, com teatro, com dança, como foi em Paracambi”, comentou.