No próximo domingo (1º), os iguaçuanos irão às urnas para eleger os novos conselheiros que vão atuar nos Conselhos Tutelares da cidade. A exemplo das tradicionais eleições para cargos nos poderes executivo e legislativo, a votação deste fim de semana será por meio de urnas eletrônicas. Cerca de 130 candidatos concorrem a 25 vagas, cinco para cada um dos conselhos.
A eleição acontece das 8h às 17h. A expectativa é que o resultado seja divulgado ainda no domingo. Os eleitos tomarão posse em 10 de janeiro de 2024 para um mandato de quatro anos.
Vinte e quatro polos de votação estarão disponíveis, e o polo de cada eleitor é definido de acordo com a Zona e Seção eleitoral. Para saber onde votar e conhecer os candidatos, basta acessar www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/conselhotutelar e pesquisar os campos ‘polos de votação’ e ‘candidatos.
Em ‘polos de votação’, o eleitor deverá informar o número de sua Zona Eleitoral e da Seção. Automaticamente o site irá informar o local de votação correspondente e o endereço. Já em ‘candidatos’, é possível fazer a leitura do QR Codes de cada um dos Conselhos Tutelares (Austin, Cabuçu, Centro, Comendador Soares e Vila de Cava) para saber nome e número de votação dos concorrentes.
Conselho Tutelar é um órgão público responsável pela proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O conselheiro eleito terá como atribuições, entre outras, contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e também às suas famílias, atender reclamações, reivindicações e solicitações feitas por cidadãos e comunidades e exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos, aplicando as medidas protetivas pertinentes a cada um deles.