Duque de Caxias recebe a Feira Literária dos Subúrbios (FLIS) em agosto

No próximo dia 10 de agosto, a cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, será o palco da Feira Literária dos Subúrbios (FLIS), que visa promover a obra e o pensamento de escritoras e escritores que moram no município de Duque de Caxias em diálogo com outros escritores dos subúrbios do Rio de Janeiro. Com destaque para as matrizes afro-brasileiras das culturas suburbanas, a FLIS terá como mote o tema “Debates sobre o Amor”.

A primeira edição da FLIS será realizada no Affetto Caffè, com e lançamentos e vendas de obras de autores suburbanos, além de rodas de conversa com escritores e intelectuais de diversas áreas sobre temas que são colocados em debate nas literaturas dos subúrbios e que estão presentes na vida dos que neles vivem. 

Durante o evento, as rodas de conversa vão abordar temas como os vários modos e noções de amor e como são atravessados pelas dificuldades, tragédias, prazeres, concepções e políticas que compõem o cotidiano dos moradores de Duque de Caxias. Os encontros se orientarão em áreas como a própria literatura, filosofia, pedagogia, direito e espiritualidade. 

“Importante salientar que ‘Subúrbio’, no Rio de Janeiro, não é uma categoria geográfica, mas sim social. Uma cultura suburbana englobaria tanto bairros da Zona Norte do Rio, por exemplo, quanto o que se produz nas cidades da Baixada Fluminense. Enquanto para muitos os subúrbios são estereotipados apenas como locais de falta e de violência, vemos os subúrbios como fonte de criação, de arte, de cultura e de pensamento. A cidade de Duque de Caxias se insere nesse subúrbio fértil de possibilidades e de humanidade”, afirma Débora Amorim, cocriadora e organizadora geral da FLIS em Caxias.

Débora ressalta ainda que a Baixada Fluminense, e particularmente Duque de Caxias, também é lugar de produção de literaturas, culturas e conhecimentos, produzindo vivências e encontros de escritoras e escritores. “É importante também notar a quantidade de autorias negras, uma literatura que traz os mais variados temas humanos do ponto de vista de uma população negra que, cada vez mais, se sente representada nas artes, entre elas a Literatura. Os lugares considerados socialmente como subúrbios, são centros de culturas fecundas e que têm primado pela representatividade de diversos grupos, antes discriminados ou relegados a um segundo plano”, finaliza a cocriadora.

Entre os participantes das rodas de conversas estarão o pedagogo, escritor e poeta, Rafael Dourado; o músico e professor, Moisés Machado; a pesquisadora, escritora e professora, Rosana Rodriguez; a doutora em educação e professora, Cláudia Gomes Cruz; o doutor em filosofia, professor e pesquisador, Renato Nogueira; o evangélico e militante do movimento negro, Wesley Teixeira; a professora e pedagoga, Débora Amorim; o psicólogo e psicanalista, Calebe Secundino; e a artista e educadora, Ana Neri. 

SERVIÇOS

Feira Literária dos Subúrbios de Duque de Caxias 

10 de agosto, das 9h às 14h

Affetto Caffè – Rua Prof. José de Souza Herdy 1235, 25 de Agosto, Duque de Caxias, em frente a Unigranrio

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *