A Prefeitura de Duque de Caxias recebeu, na manhã desta segunda-feira (25), uma nova remessa de imunizantes contra a Covid-19. Foram entregues ao município, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES RJ), 7.090 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que deverão complementar a vacinação dos grupos prioritários, seguindo a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.
As doses das vacinas Oxford/Astrazeneca chegaram em helicóptero do Corpo de Bombeiros, no heliporto do Hospital de Saracuruna (Adão Pereira Nunes (HEAPN), às 11 horas, sendo recebidas pelo Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr José Carlos Oliveira, acompanhado pelo Deputado Estadual Rosenverg Reis e de representantes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Duque de Caxias.
As 7.090 doses da vacina foram conduzidas, com escolta da Polícia Militar, até a Central Municipal de Vacinas, de onde começaram a ser distribuídas para as unidades de saúde municipais, estaduais e particulares instaladas no município. O programa de grupos a serem imunizados com a vacina Oxford/Astrazeneca seguirá o mesmo da vacina Coronavac, contemplando: Trabalhadores da saúde; Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas); População indígena, a partir de 18 anos de idade, aldeada em terras indígenas homologadas.
O Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, da rede municipal de Duque de Caxias, foi a primeira unidade a receber as doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca. A vacinação teve início às 12hs desta segunda-feira (25) e foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Dr José Carlos Oliveira, pelo secretário municipal de Comunicação, Aroldo Brito, e pelo diretor médico da unidade, Dr Daniel Puertas.
Márcia Francisca da Silva, que é técnica de enfermagem e trabalha no setor de triagem do Hospital do Olho, falou da sua alegria em receber a vacina. “Foi uma surpresa para todos nós a chegada da vacina hoje aqui no hospital. Estávamos todos na expectativa de sermos vacinados e hoje é o grande dia. Para nós, que estamos no atendimento direto ao público, todos esses meses, a vacina é uma esperança de que podemos fazer o nosso trabalho com mais segurança. Estou muito feliz!”, disse a técnica de enfermagem emocionada.
Para o
secretário de Saúde, Dr José Carlos de Oliveira, a chegada de mais esse lote de
vacinas em Duque de Caxias é motivo de muita alegria. A expectativa do
secretário é imunizar todos os profissionais da rede municipal nos próximos
dias.
“Estamos vacinando contra a Covid-19 em Duque de
Caxias desde o dia 19/01 , quando recebemos a primeira remessa da vacina
Coronavac. Começamos pelo Hospital Municipal São José, exclusivo para pacientes
de Covid-19 e seguimos distribuindo as doses para as unidades da rede pública e
privada do município. Hoje, com a chegada da vacina de Oxford, vamos ampliar
essa vacinação, buscando alcançar o maior número de profissionais de saúde e de
idosos em asilos e abrigos. A vacinação no município segue tranquila, com uma
aceitação de 100%. Estamos muito felizes com o resultado e já estamos nos
programando para os próximos passos, sempre seguindo as determinações do Plano
Nacional de Vacinação”, destaca o secretário de Saúde.
Segundo o último balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) do município, até o momento, 3.705 pessoas receberam a primeira dose da vacina Coronavac, sendo destes 3.368 profissionais da área da saúde, 337 idosos e trabalhadores de asilos e abrigos. A previsão é de que as aplicações da primeira dose da Coronavac nas unidades de saúde e instituições de longa permanência para idosos finalize nos próximos dias.