Duque de Caxias ganha Centro de Referência de Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Integrativas

Em Duque de Caxias, as Práticas Integrativas e Complementares – PICS são uma realidade desde o ano de 2018, com a implantação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares. Com o objetivo de expandir o acesso da população a este serviço, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na quarta-feira (13/11), o Centro de Referência de Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Integrativas Complementares (PICS), instalado na UBS Nair Borges Fernandes, no bairro Figueira.

Na oportunidade, o prefeito Wilson Reis e a secretária de Saúde, dra. Célia Serrano, firmaram convênio com representantes da UFRJ para implantação do projeto Farmácia Viva, voltado para o processamento de plantas medicinais e fitoterápicos.

O projeto de criação do Centro de Referência de Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Integrativas Complementares contou com o reforço da parceria firmada com representantes da Universidade de Gansu de Medicina Chinesa, proporcionando intercâmbios nas áreas de pesquisa, desenvolvimento farmacêutico, médico e na educação internacional da medicina tradicional chinesa. A parceria também proporcionou a viagem de alguns profissionais de saúde da rede municipal à China, para compartilhar conhecimentos e vivenciar, na prática, a aplicação dos métodos da medicina chinesa.

Essa parceria com a China nos proporcionou incluir ensinamentos e práticas da medicina tradicional chinesa ao projeto do centro de referência. O objetivo é ampliar o acesso dos pacientes às práticas integrativas, como prevenção ou como um tratamento complementar de outras doenças, sejam elas agudas ou crônicas”, destacou Flávia Nascimento, coordenadora do Programa das PICS no município.

As Práticas Integrativas Complementares promovem uma nova cultura de cuidado, fortalecendo o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura. As PICS não concorrem com os tratamentos convencionais, pelo contrário, complementam e possibilitam um olhar integrativo na saúde. Inicialmente, o Centro de Referência vai oferecer os serviços de Acupuntura, Auriculoterapia, Terapia Floral, Cromoterapia e Reiki, garantindo o acesso aos usuários e aos servidores da rede pública de Duque de Caxias, que buscam as PICS como recurso terapêutico.

O centro de referência é mais um resultado positivo do bom relacionamento que o município vem estabelecendo com a China, firmando parcerias e intercâmbios importantes, em várias áreas de conhecimento. Na área da saúde, a medicina tradicional chinesa vem somar aos serviços de saúde já oferecidos à população, declarou o prefeito Wilson Reis.

Para acessar o serviço, o usuário deverá ter o encaminhamento médico e fazer o agendamento de forma presencial no Centro de Referência, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
O Centro de Referência de Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Integrativas Complementares – PICS está instalado na UBS Nair Borges Fernandes, localizada na Rua Solimões, s/n° – Bairro Figueira (às margens da Rodovia Washington Luiz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *