O diretor da TV Alerj, Luciano Silva de Souza, foi homenageado, na noite de quarta-feira (09/11), com a Medalha Tiradentes – maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense. A cerimônia foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A proposição do presidente da Casa, André Ceciliano (PT), do deputado Pedro Brazão (União) e do deputado Márcio Canella (União) exalta o trabalho realizado por Luciano e sua equipe à frente da TV Alerj, desde 2019.
“Luciano realizou um trabalho exemplar, somado à dedicação de cada um na sua função, fortalecendo a TV Alerj como canal de divulgação e aproximação do Parlamento com a população, contribuindo para a expansão da emissora, a partir de parcerias para exibição de novos programas”, disse Ceciliano.
Ao contribuir diretamente para a ampliação do canal, o diretor da TV Alerj trouxe maior alcance da emissora ao público geral, mais transparência e interação da sociedade com os trabalhos legislativos, ajudando a fortalecer a democracia. “Luciano conquistou os parlamentares, por meio do trabalho e do profissionalismo reconhecido”, disse Pedro Brazão.
Emocionado, Luciano agradeceu aos deputados e a diversas pessoas que marcaram sua carreira, desde os tempos da produtora de vídeo Patto Roco, onde ele iniciou como office boy, passando pela produtora Furacão 2000, por TVs como SBT, Record, Band e CNT e pela Rádio 97 FM.
“Quero agradecer o apoio recebido pelo presidente André Ceciliano, junto com a família Brazão, e a todas as pessoas que me deram oportunidade ao longo do caminho, além de toda a equipe”, disse Luciano, que hoje dá oportunidade de outros profissionais também desenvolverem na carreira. “Hoje temos muitos assistentes que viraram cinegrafistas e cinegrafistas que viraram diretores de imagem”, ressaltou.
Trajetória marcada por inovações
Aos 42 anos, Luciano, que é formado em marketing pela Universidade Castelo Branco, contribuiu para ampliar a programação da TV Alerj, além de exibir votações, audiências públicas e os mais de 20 programas que já fazem parte da grade. Uma das principais conquistas foi a transformação da emissora em TV de sinal aberto, graças a um convênio com o Senado Federal.
“Há 12 anos tentavam colocar a TV aberta para dar mais transparência e voz ao trabalho do Legislativo fluminense”, disse.
TV Alerj terá programa infantil aos domingos
A emissora passou a transmitir os jogos do Campeonato Carioca da segunda e terceira divisões, por meio de uma parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Outro avanço significativo foi a transmissão ao vivo de apresentações culturais da Sala Cecília Meireles, graças a um convênio com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).
A partir do Carnaval deste ano, em parceria com a Superliga Carnavalesca do Brasil (Superliga), a TV Alerj também se tornou a emissora oficial do desfile das escolas de samba da Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio, onde desfilam agremiações da Série Prata e Série Bronze. Cerca de 80 profissionais participaram da cobertura do Carnaval 2022, lembrou Luciano.
A mais recente conquista à frente da emissora é a implantação da Rádio FM 105.9, que amplia a proximidade maior da população com os trabalhos executados na Casa Legislativa. A novidade ajuda a popularizar ainda mais a emissora. “Fazemos uma rádio legislativa, com cara de popular, levando também música de qualidade à população”, disse o homenageado. Durante a sessão, Luciano ainda pediu – e obteve do presidente da Casa – autorização para realizar um programa infantil aos domingos. A novidade foi aplaudida pelo público que prestigiou a cerimônia.
FOTOS Júlia Passos/Alerj