O Procon-RJ fez uma operação de orientação e fiscalização em comércios do Centro, zonas Norte, Sul e Oeste do Rio, na Baixada Fluminense, e nos municípios de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana, além do comércio eletrônico, nesta quarta-feira (10). Durante a ação, 137 fornecedores foram visitados e constatadas irregularidades em 101 lojas, no entanto, elas se adequaram de imediato depois da intervenção dos fiscais. Em relação aos sites, quatro apresentaram alterações e foram notificados para que, no prazo de 48h, realizem a adequação. Caso contrário, um processo administrativo será aberto para análise dos fatos e a empresa poderá ser multada.
Em 105 lojas de shoppings, de rua e nos principais sites visitados não foram encontradas irregularidades. De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, o objetivo da operação foi buscar adequar de imediato os problemas encontrados para garantir um dia das mães sem transtornos na hora das compras.
As principais infrações apontadas foram ausência de preços nos produtos expostos à venda, tamanho da fonte do valor da parcela maior que a fonte do preço à vista, publicidade enganosa nos sites, atraindo o consumidor com a publicidade apontando apenas o valor promocional, induzindo consumidor em erro. Além disso, foi constatado ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon-RJ e cartaz do livro de reclamações.
“Lançamos uma cartilha com as principais dicas para compras em lojas físicas e virtuais, além dos cuidados a serem tomados e possíveis dúvidas quanto às filas e couvert de restaurantes. Mas, ainda assim, achamos importante estarmos presentes nas ruas, de forma a orientar os lojistas, buscando adequação imediata, garantindo o sucesso desta data tão importante, tanto para os fornecedores, quanto para os consumidores”, explica Coelho.