O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) deu início nesta sexta-feira (9), à operação de combate ao transporte irregular de passageiros, no entorno da Rodoviária do Rio. Paralelamente, os agentes verificaram os ônibus intermunicipais dentro do terminal. A ação é motivada pelo aumento da demanda, decorrente do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Entre 7h e 11h, dois veículos foram apreendidos por transporte sem autorização e um ônibus multado por descumprimento de horário.
Ao contrário das vans e ônibus regulares, o transporte irregular não passa por vistorias e não se submete às exigências de segurança, como condutores habilitados e veículos em bom estado de conservação. Por isso, o Detro-RJ alerta sobre o risco desse tipo de transporte ilegal à população. As fiscalizações vêm sendo intensificadas em todo o estado. Este ano, um total de 1.334 veículos foram retirados de circulação. O número é cerca de 108% superior às 614 apreensões realizadas no mesmo período de 2019.
Além das ações de inteligência, as reclamações recebidas pela Ouvidoria do Detro-RJ ajudam a nortear as operações. Os cidadãos podem encaminhar denúncias pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br, pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp (21) 98596-8545. A ação segue até a próxima terça-feira (13), quando os passageiros retornam de suas viagens.