Durante o pré-carnaval e também nos quatro dias oficiais da folia, o Detran-RJ tem colocado seu bloco na rua, com o intuito de reforçar a necessidade do trânsito seguro. De segunda (24) para terça-feira (25), esteve na Sapucaí conscientizando os foliões. A ação educativa com óculos de simulação foi realizada em todas as áreas do Sambódromo e também nos acessos, com a entrega de brindes.
A cada contato com o folião, o bloco do Detran-RJ, “Mais segurança, mais folia”, formado por técnicos do departamento, reforçava a necessidade de não dirigir depois de beber e também da direção segura – como manter a distância entre os carros para evitar batidas desnecessárias, ainda que pequenas, e ligar as setas para avisar das manobras.
Além disso, foi reforçado o pedido de tolerância e uma dose extra de paciência por parte dos motoristas, incluindo o taxista e o motorista de aplicativo, respeitando o sinal vermelho, assim como dar preferência ao pedestre nessas épocas de grandes aglomerações e nas travessias das ruas. Aos pedestres, frisaram a importância de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, buscar sempre a faixa de segurança e respeitar a sinalização do semáforo.
O bloco “Mais segurança, mais folia” já esteve presente na manhã de hoje, terça-feira (25), no Carnaval do Campo de São Bento, em Niterói. O lugar tradicionalmente frequentado por crianças e pais, contou com artistas circenses do projeto “Crescer e Viver”. Os artistas performaram em pernas de pau, entregando brindes e exibindo estandartes com mensagens educativas de trânsito.
“Estamos presentes em todo o Carnaval trazendo conscientização porque este é o nosso objetivo principal: prevenir acidentes e preservar vidas. Vamos continuar investindo em educação para o trânsito para construirmos uma cultura de paz”, informou o presidente do Detran, Antonio Carlos dos Santos.
A moradora de Niterói, Noeli Moura, exaltou a importância de campanhas educativas sobre segurança no trânsito.
“Sempre reforço para o meu filho sobre o perigo de beber e dirigir. É importante que o governo sempre faça campanhas sobre responsabilidade no trânsito, ainda mais no Carnaval, onde há mais índice de acidentes”, ressaltou a foliã.
Desde sexta até hoje, terça-feira, foram visitados sete blocos de Carnaval, incluindo os tradicionais, como Cordão do Bola Preta e Banda de Ipanema, além do Sambódromo.
“As ações do Carnaval são para lembrar aos foliões que bebida e direção não combinam. Precisamos nos divertir com prudência”, explicou o coordenador de Educação para o Trânsito, Allan Borges.
Na Sapucaí, os foliões Marco Aurelio Portella e Ricardo Nogueira foram de táxi curtir a noite na avenida.
“Nem pensamos em pegar o carro. Viemos direto de táxi. Principalmente hoje, que há a alternativa de aplicativos e metrô, não há porque arriscar a vida”, frisou Marco.
No sábado das campeãs, a ação acontece no desfile das campeãs do Sambódromo, no Terreirão do Samba e no bloco Mulheres de Chico.