Os serviços do Detran-RJ foram suspensos em 16 de março devido à crise do coronavírus. Desde então, o departamento prorrogou prazos e, ao mesmo tempo em que protege os seus funcionários, vem aplicando um plano de contingência para não deixar a população desassistida. O órgão monitora as demandas por documentos específicos e adequa os seus serviços, resguardando a população e os funcionários.
Com o passar dos meses, o Departamento de Trânsito foi se adaptando às necessidades da população. Inicialmente, o atendimento aos funcionários de serviços essenciais foi priorizado. Em seguida, os esforços se voltaram para as pessoas que precisavam requerer algum suporte para o governo. Foi uma necessidade imediata que precisava ser suprida.
O Detran-RJ realizou diversos mutirões para entrega de documentos. Recentemente focou nos solicitados antes da pandemia. Mais de 400 carteiras de identidade foram entregues em cinco municípios fluminenses, possibilitando o requerimento de auxílios governamentais, remédios gratuitos e até mesmo a compra da casa própria.
Algumas semanas antes de ser decretada a pandemia, a vendedora de balas Sabrina Alves, 33 anos, perdeu seus documentos em uma enchente. Após o início do isolamento social, ela ficou impossibilitada de trabalhar, por ser portadora de um problema pulmonar crônico. Ao tentar retirar o auxílio emergencial, ficou sabendo que precisaria apresentar a carteira de identidade.
“Tive que deixar de trabalhar para diminuir os riscos de contaminação. Além disso, não posso contar com a ajuda do meu marido, que também faz parte do grupo de risco, pois ele é diabético. Fiquei muito feliz por conseguir meu documento com tanta rapidez”, comentou Sabrina.
Sabrina conseguiu a segunda via do documento no dia seguinte, já que o Detran estava dando prioridade às pessoas que precisavam requerer o benefício com urgência.
A doméstica Helenice da Silva, 54 anos, também foi uma das beneficiadas pela ação. Após anos de muito trabalho, a moradora de Resende, casada e mãe de três filhos, conseguiu juntar suas economias e financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal. Para isso, ela precisava atualizar seu documento de identidade, que ainda constava o sobrenome de seu antigo marido. O documento foi solicitado em Porto Real, um município vizinho, porém o posto teve que ser fechado para evitar a disseminação do novo coronavírus.
“Eu sempre quis uma casa própria. Agora, graças à ação do Detran, vou poder dar entrada no meu novo lar, que, além de espaçoso, fica em um lugar muito melhor. Estou muito feliz porque também vou ficar livre do aluguel. Eu finalmente vou realizar meu grande sonho”, vibrou Helenice.
O departamento vem reabrindo unidades e, para manter a segurança de usuários e funcionários, vem retomando os serviços de forma gradual. Para evitar aglomeração nas unidades foi preciso reduzir o volume de atendimento. Ainda assim, o Detran-RJ segue cumprindo seu papel social e atendendo as pessoas em situação vulnerável.