Com o tema “Escola inesquecível: o futuro que desejamos começa agora”, Queimados realizou neste sábado (16) o Desfile Cívico de 2023. As apresentações aconteceram na Avenida Guilherme Beijamin Weinschenck, no Centro, e contou com a participação de 50 instituições, entre bandas, escolas e forças de segurança. Ao todo, mais de 20 mil pessoas participaram do evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que teve como objetivo comemorar os 201 anos de independência do Brasil.
Mesmo com o dia ensolarado, os pais, responsáveis e pessoas apaixonadas pelo desfile cívico. Cerca de 36 escolas municipais e creches públicas, cinco escolas particulares, o CIEP 335 – Joaquim de Freitas, além dos alunos do Centro de Educação à Distância de Queimados (Ceadq), Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), da Vila Olímpica e do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (Caeeq). O evento contou com apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, e um posto avançado da Secretaria Municipal de Saúde que aplicou contra a gripe, Covid-19 e de rotina.
Um dos destaques do desfile foi dos agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Segurança Presente, Batalhão de Ações com Cães, policiais do 24º Batalhão da PMERJ e da Cavalaria, que abriram a programação. Outro momento que animou o público foram as 10 bandas que se apresentaram na avenida e iniciavam a chegada dos pelotões. A única banda do município, Dragões de Queimados, levou o público ao delírio com sua apresentação.
A moradora do bairro Jardim Alzira, Marizete dos Santos, participou do evento e acompanhou a sua filha Ana Beatriz dos Santos, da Escola Alegria do Saber, desfilar. “Está sendo um momento incrível, uma apresentação mais linda que a outra. Trouxe minha filha para desfilar e vamos ficar até o final. Já viemos até com a sombrinha para garantir um bom lugar e poder se proteger do sol”, disse.
O prefeito Glauco Kaizer acompanhou todo desfile e elogiou a organização. “Estamos muito felizes em mais uma vez poder proporcionar um momento como este para nossa população, que é de amor à pátria e união como nação. Além disso, ver o empenho e entusiasmo dos participantes, mostra o quanto é importante esse momento do resgate cívico. Todo evento foi bem planejado e executado”, disse o gestor.
Já o secretário municipal de Educação, André Monsores, também está feliz com o evento. “O Desfile vai além das apresentações. Ele mostra que a educação não se faz só dentro da sala de aula, se faz também aqui junto com a população, mostrando os deveres e valores morais para nossos alunos. Além disso, ver a emoção e entusiasmo dos participantes mostra o quão importante é esse evento”, destacou o educador.
Fotos: Igor Lima