É comum, entre novembro e dezembro, que o descarte de materiais eletroeletrônicos aumente. Afinal, com as liquidações em período de “Black Friday” e a proximidade do Natal, muitas pessoas aproveitam os preços para trocarem de telefone ou, por exemplo, substituir algum periférico de computador. Pensando nessas situações, a Prefeitura de Mesquita organiza para o próximo dia 18, uma sexta-feira, a campanha “Black Friday – Menos lixo, mais renda para a coleta seletiva”. A ação começará às 9h e está prevista para se encerrar ao meio-dia, no Paço Municipal.
“Essa é uma iniciativa com resultados que afetam o lado econômico, social e ambiental de Mesquita. Quando esse lixo vai direto para as cooperativas de coleta seletiva, isso diminui a despesa da prefeitura. Além disso, melhora os ganhos desses catadores cadastrados e ainda temos a certeza de que esse material não será descartado de forma irregular, poluindo o meio ambiente”, alerta Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.
A expectativa da equipe é conseguir arrecadar em torno de 500 kg do chamado lixo eletrônico. Mas há restrições: não serão recebidos lâmpadas e nem eletrodomésticos de linha branca. Como, por exemplo, geladeiras e fogões, entre outros. Em função da pandemia do novo coronavírus e até para evitar aglomerações, a ideia é intensificar a conscientização entre os próprios funcionários da prefeitura. No entanto, qualquer pessoa poderá levar equipamentos para o descarte correto.
“Teremos um caminhão da coleta seletiva estacionado no Paço Municipal, onde serão armazenados os equipamentos descartados. Como o público interno da prefeitura é o foco principal nesta edição, trata-se inclusive de uma ação integrante da nossa A3P, a Agenda Ambiental na Administração Pública”, informa Rosaura Pereira Clem, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita.
Coleta seletiva
No município de Mesquita, entre cooperativas e associações de catadores de lixo, há seis cadastros. Cinco são da própria cidade, mas um é de Nilópolis, com atuação também em Mesquita. Só em 2019, foram recolhidas 362 toneladas de resíduos recicláveis no município.
“Isso significa não só que esse material foi recolhido, mas também tratado e reciclado. É importante que a população valorize e participe desse tipo de iniciativa, porque precisamos proteger o planeta. Temos de nos conscientizar sobre que mundo queremos deixar para os nossos filhos e netos”, avisa Nilandio Leite, gerente de coleta seletiva do município de Mesquita.
Lista de materiais que podem ser entregues na ação:
– computador e servidor completo;
– gabinete/CPU completo;
– mouse;
– teclado;
– caixas de som;
– estabilizador, nobreak e swift;
– fontes adaptadoras;
– cabos;
– drivers;
– impressora;
– aparelho de DVD/Vídeo;
– aparelhos de telefone/fax;
– centrais telefônicas;
– notebook;
– placa mãe;
– placa de vídeo, rede, som e outras;
– memória;
– processadores;
– HDs;
– celulares;
– máquinas fotográficas.