Durante visita técnica, o parlamentar destacou a necessidade de agilidade nas obras, especialmente no trecho do Posto Treze, em Nova Iguaçu
O deputado federal Juninho do Pneu esteve nesta segunda-feira (02/12) fiscalizando as obras de ampliação da BR-116, a Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro. A visita técnica foi aprovada por meio de requerimento pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, da qual Juninho é membro. O parlamentar, que representa a Baixada Fluminense, acompanhou de perto o andamento das intervenções com término previsto para 2026.
O deputado iniciou a fiscalização no Trevo das Margaridas, passando pela Linha Vermelha, onde será construído um viaduto ligando até a pista central da Dutra. Durante a visita, Juninho destacou a necessidade de agilidade nas obras, especialmente na altura do Posto Treze, trecho que causa transtornos diários para a população da Baixada Fluminense, especialmente de Nova Iguaçu, que enfrenta intermináveis engarrafamentos.
“O meu objetivo é acompanhar o cronograma das obras e os impactos no dia a dia das pessoas que circulam por aqui. Estarei monitorando de perto todo o processo de ampliação e duplicação da rodovia. A população da Baixada Fluminense, especialmente em Nova Iguaçu, já sofre com os engarrafamentos há anos. A prioridade é resolver essa situação, e a intervenção nesse trecho é fundamental para isso”, afirmou Juninho enfatizando que irá cobrar celeridade nas etapas de execução da obra.
A última etapa da visita aconteceu na entrada de Queimados, onde o viaduto será duplicado. O deputado se comprometeu a acompanhar todo o processo de execução das obras até a sua conclusão, com o objetivo de garantir que os interesses da população sejam atendidos, principalmente em relação à melhoria da fluidez do trânsito.
A visita foi acompanhada pelo diretor superintendente da EcoRioMinas e EcoPonte, Júlio Amorim; pelo coordenador de obras da EcoRioMinas, Eduardo Amaral; pelo gerente de engenharia da EcoRioMinas, Jean Moraes; além dos representantes da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Marcus Brasil e Maxweel Simões.
A EcoRioMinas, empresa responsável pela execução das obras, fará inicialmente as intervenções estruturantes e, em seguida, a duplicação das pistas. Com as obras, a expectativa é que a BR-116 tenha um tráfego mais fluido e seguro para os motoristas da Baixada Fluminense e de outras regiões do estado, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico local.
Por Michelle Almeida
Fotos: Thiago Loureiro