O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), em parceria com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inaugurou segunda (17) mais um espaço dedicado à leitura em unidades socioeducativas para o regime de internação no Centro de Atendimento Intensivo (CAI) em Belford Roxo, que conta hoje com 165 adolescentes.
De acordo com o diretor do Degase, Márcio de Almeida Rocha, a intenção é fazer da leitura e do livro elementos de mudança na vida dos adolescentes. “Nosso objetivo é promover, planejar e organizar ações que favoreçam o acesso à leitura, que levem esses adolescentes a refletirem para ressignificar suas histórias”, disse.
O Departamento dá continuidade ao projeto pioneiro “Salas de Leitura”, que agora atingirá o número de 13 salas em funcionamento no Degase e irá atender a todas as unidades de internação e semiliberdade ao longo do ano. As “Salas de Leitura” são ambientes educativos e de convivência que buscam revelar a importância da leitura aos socioeducandos e também foram abraçadas pelo programa #juntospelaleitura, da Secretaria de Cultura.
A implantação desses espaços envolve diversos profissionais da Secretaria de Educação e do Degase, assim como gestores, diretores das unidades socioeducativas e escolares, equipe técnica, pedagogos, bibliotecárias, professores e socioeducadores.Eles serão os responsáveis por desenvolver atividades de estímulo à leitura como cine literário, oficinas de escrita, mediação de leitura, reforço escolar e biblioterapia. As salas contam com televisão, almofadas, local com mesas e cadeiras, acervo diversificado, além de ambiente com jogos para interação dos adolescentes.