O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vinculado à Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), realiza a 4ª edição do projeto “Educação em Movimento”, iniciativa pedagógica para alunos da rede pública estadual que cumprem medidas socioeducativas no Estado.
O desenvolvimento do projeto acontece no período de férias escolares (janeiro de 2023) e no recesso escolar (julho de 2023), a fim de fomentar a inclusão, a socialização e a disciplina, complementando o conteúdo do ano letivo.
Para o Diretor-Geral do Degase, Victor Poubel, a ação é de suma importância para a socioeducação, pois preenche a lacuna das férias escolares de forma educativa e estimulante.
“Esta iniciativa oferece programações diversificadas e construtivas para os jovens, envolvendo temáticas educativas, para que não se perca o estímulo. O lazer e o conhecimento também andam juntos neste período, dando continuidade a rotina pedagógica da socioeducação mesmo em período de recesso escolar”, afirma.
Ao todo, mais de 600 alunos de sete unidades escolares socioeducativas e dois anexos, participam do projeto, que oferece atividades recreativas e profissionalizantes, tais como, oficinas de trança de nagô, artes marciais, surfe, empreendedorismo com o CIEE, entre outras.
Para a Secretária de Educação, Patrícia Reis, propor atividades diferenciadas, de forma lúdica, permitindo novas experiências e aprendizados, é um momento marcante na vida do adolescente.
“A integração e o aprimoramento sociocultural gerado neste projeto promove momentos que eles levarão para a vida. É uma grande oportunidade para unir conhecimento e lazer, ajudando na formação de jovens íntegros e conscientes, podendo despertar uma nova conduta de vida”, finaliza a secretária.