A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu vai promover, nesta quinta-feira (13), a abertura do ano letivo para as atividades de treinamento e capacitação para emergências e desastres. A aula inaugural será o curso “Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”, promovido em parceria com a Escola de Governo. A atividade será realizada no auditório da Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na Avenida Abílio Augusto Távora, nº 1806, Bairro da Luz. O curso é gratuito e aberto ao público, com limite de 100 vagas.
Quem já for cadastrado na Rede Bravo/SVAC deverá realizar a inscrição diretamente em www.sistematica.info/redebravo. Agentes públicos da Prefeitura de Nova Iguaçu que desejam participar do curso devem procurar diretamente a Escola de Governo. Quem não pertence à rede, mas têm interesse na capacitação devem ligar para a Defesa Civil (3779-0660) e solicitar atendimento do Setor de Proteção Comunitária. Também é possível se cadastrar como voluntário na hora do evento e participar do curso.
O curso “Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil” vai apresentar o histórico e funcionamento da Defesa Civil municipal, além dos principais conceitos e paradigmas relacionados às ações de Proteção e Defesa Civil. Nele, serão abordados os processos de percepção de riscos, monitoramento meteorológico, sistemas de alerta, resiliência em desastres, serviço voluntário, ações integradas com agências públicas e não governamentais e, por fim, a articulação dos sistemas nacional, estadual e municipal de defesa civil e dos setores da sociedade, visando o desenvolvimento da resiliência.
“O evento desta semana marca o início das ações, programas e projetos voltados para a prevenção e preparação para desastres, com o objetivo de desenvolver a resiliência em toda a cidade, principalmente em comunidades vulneráveis”, explica o tenente coronel Vilson Santos do Nascimento, superintendente da Defesa Civil de Nova Iguaçu.
O curso desta quinta-feira é o primeiro de um total de sete capacitações programadas para 2023. Elas acontecem regularmente após o período do ano caracterizado pela maior recorrência de chuvas intensas, que costuma ocorrer de novembro a março, promovendo conhecimento, treinamento e compartilhamento de informações entre agentes públicos, voluntários, líderes comunitários e representantes de órgãos não governamentais para a redução de riscos de desastres em Nova Iguaçu. Destaque para os cursos do CETRED (Centro de Treinamento para Emergências e Desastres), o programa Comunidades Resilientes e o Projeto Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação.
Desde 2017, a Defesa Civil de Nova Iguaçu já realizou 52 cursos, com emissão de 2.222 certificados, sempre tendo como característica principal o estabelecimento de parcerias institucionais e com a sociedade civil organizada, criando um espaço propício para o compartilhamento de conhecimento e informação com o objetivo da redução do risco de desastres. Esses cursos são possíveis graças à integração e parceria com outros setores e instituições, como: Escola de Governo, Secretaria Municipal de Educação, Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do CBMERJ, Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Governo Federal (CPRM), 4º Grupamento de Bombeiros Militar – Nova Iguaçu, Cruz Vermelha Brasileira – Rio de Janeiro e Centro de Treinamento Especializado em Segurança no Trabalho – CTEST.