Os 467 candidatos que buscam uma vaga na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, concentram todos os esforços para conquistar o eleitor nesta reta final da campanha. Com apenas 11 vagas disponíveis, cada voto pode ser decisivo para definir os novos integrantes do legislativo iguaçuano.
Além das carreatas e caminhadas, as redes sociais têm sido uma das ferramentas mais utilizadas pelos postulantes com o intuito de mostrar seus projetos para a população.
Com o número de vagas reduzido e novos nomes ganhando destaque no cenário político, candidatos à reeleição disputam a atenção do eleitor fazendo uma prestação de contas de seus mandatos. Com atuações marcantes, os vereadores Carlinhos BNH, Fabinho Maringá, Maurício Morais, Alcemir Gomes, Fernandinho Moquetá, Alexandre da Padaria, Vaguinho Neguinho, Camu, Renato do Mercado, Dr. Cacau, Carlão Chambarelli e Felipinho Ravis, estão entre os cotados ao retorno.
Os ex-vereadores Fernando Cid, Carlinhos Presidente, Jorge de Austin e Fabinho Rodilândia, todos com importante representatividade política na cidade, também estão na corrida para garantir novamente uma vaga no legislativo iguaçuano.
Buscando conquistar mais espaço, mostrando a força e a importância da participação feminina do debate político, as mulheres seguem firmes na disputa. Entre as candidatas estreantes, Ada Angela, Patrícia Batuli, Aline Leitão e Dra. Janici Almeida estão se destacando na corrida eleitoral rumo à Câmara Municipal de Nova Iguaçu.
Se por um lado os veteranos apostam no histórico parlamentar, os novatos surgem com uma opção para o eleitorado que anseia uma renovação política. A expectativa é que os candidatos que nunca ocuparam uma cadeira na Câmara conquistem um expressivo número de votos. Entre eles, Marcinho Guerreiro, Léo Nobre, Marcio Fonseca, Claudio Haja Luz, Delano, Daniel Mello, Tadeu do Marcos Fernandes, Rafael da Cesta Básica, Dudu Reina, Rodrigo Luiz, Danielzinho da Padaria, Maninho de Cabuçu e Jeferson Ramos.
As eleições municipais acontecem no próximo domingo, 15 de novembro, e ainda dá tempo de pesquisar sobre o seu candidato e conhecer suas propostas para a cidade.
O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.
Pelas regras, os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de 1 metro entre eleitores e demais pessoas presentes às seções também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.