A interação da criança com a natureza traz diversos benefícios, entre eles o desenvolvimento dos sentidos e habilidades. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente deu início, nesta terça-feira (24), à Colônia de Férias Sustentável no Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, no Fanchem. O espaço é uma área de proteção ambiental.
Cerca de 50 crianças participaram de uma manhã cheia de atividades. No horto, os pequenos foram recepcionados por uma equipe da secretaria que fez a identificação de todas as crianças. As atividades começaram com circuito kids, que consiste na prática de atividade física funcional, e em seguida visita ao Centro de Formação em Agroecologia na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, oficinas e eco piquenique.
A secretária municipal do Ambiente, Andréia Loureiro, destacou a importância da ação. “Vivemos em um mundo tecnológico em que as crianças estão inseridas. A realização da colônia tem dois objetivos: afastar um pouco esse campo da tecnologia e aproximá- las da natureza. Serão quatro dias de muita atividade educativa e focada na sustentabilidade”, destacou.
A colônia tem duração de quatro dias para crianças entre 7 e 14 anos. Durante a semana, os pequenos vão participar de atividades recreativas e funcional, plantios de mudas, yoga, trilhas, entre outras ações que visam a sustentabilidade.
FOTO Marina Castelo
Eu acho muito importante essas atividades para as crianças aqui em Queimados, é uma pena que meus filhos não estão incluídos nesta atividades, eu gostaria muito.