Cerca de 5 mil pessoas participaram neste domingo (28/07) da convenção municipal que oficializou José Camilo Zito (PV), como candidato a prefeito de Duque de Caxias. Aline Rangel (PT) será a vice da chapa.
O ato político, que começou com uma caminhada rumo ao Clube dos 500 onde foi realizado evento, contou com a participação de importantes lideranças políticas do PT no Rio de Janeiro, como os deputados federais Lindbergh Farias e Benedita da Silva, o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano e a deputado estadual Marina do MST. A deputada federal do PCdoB – partido que compõe a Federação Brasil da Esperança junto com o PT e PV – Jandira Feghali, também esteve no encontro para declarar seu apoio.
“Nosso objetivo é mudar a cidade e sermos felizes. A felicidade é para todos e não apenas para alguns. Viva Duque de Caxias!”, destacou Zito que já comandou o município três vezes, sendo considerado o “Rei da Baixada”, na época.
Zito não carregava o título à toa. Foi reeleito em 2000 com 315.679 votos, o mais alto índice de votação do país em cidades com mais de 200 mil habitantes: 81,6%. No auge de sua carreira política, chegou a ter 90% de aprovação. Neste mesmo ano, ajudou a eleger sua ex-mulher, Narriman Zito, prefeita de Magé e seu irmão, Waldir Zito, prefeito de Belford Roxo. A filha Andreia Zito foi eleita em 1998 como deputada estadual, e em 2006, como deputada federal. Em 2010, sua então esposa Claise Maria Zito, também foi eleita para uma vaga na Alerj.