Município com 520 quilômetros quadrados, Nova Iguaçu tem cerca de 65% de seu território composto por áreas verdes de proteção ambiental cobertas por mata atlântica, o que faz da cidade-mãe da Baixada Fluminense uma região com grande potencial para o desenvolvimento do turismo ecológico. Este é um dos temas da I Conferência Municipal de Turismo de Nova Iguaçu, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, na Casa de Cultura, no Centro.
O aumento do número de visitantes ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu – Parque do Vulcão, por exemplo, comprova a vocação turística do município. Em 2016, cerca de 7.600 pessoas frequentaram a unidade de conservação ambiental. Já em 2018, foram 27.226. A expectativa é que ainda mais visitantes passem pelo parque este ano.
“Tivemos um crescimento de 258% do número de pessoas que frequentam o parque em apenas dois anos. Isto é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de incentivar o turismo na região. Aumentamos o efetivo da Guarda Ambiental Municipal de nove para mais de 30 agentes, promovemos atividades no parque como o projeto Música na Natureza e levamos crianças da rede municipal de ensino para conhecer a unidade”, recorda o prefeito Rogerio Lisboa.
Mas não só de atividades ecológicas vive o turismo de Nova Iguaçu. A conferência também irá debater outras vertentes como o turismo cultural, histórico, gastronômico, esportivo e de negócios.
“Nosso objetivo é discutir o cenário atual da atividade turística no município, as perspectivas para os próximos anos, estratégias de curto, médio e longo prazo e apresentar contribuições para o próximo ciclo das políticas públicas de turismo em Nova Iguaçu”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Fernando Cid.
A I Conferência Municipal de Turismo de Nova Iguaçu terá abertura às 19h de hoje (22). Na quarta, as atividades começam a partir das 8h e se estendem até as 17h com a eleição dos membros do Conselho Municipal de Turismo.
Confira a programação completa:
Dia 22 outubro
17h30 – Início do credenciamento dos delegados
19h – Abertura – ato político
21h – Coquetel
Dia 23 outubro
8h – Café da manhã e credenciamento
9h – Apresentação das ações e propostas da Semadetur – secretário Fernando Cid.
9h15 – Desafios de uma política municipal de turismo – profa. Isabela Fogaça
9h30 – Turismo e as oportunidades de negócio – Aplicativo Trilhas de Nova Iguaçu – prof. Newton Norat.
9h45 – Turismo histórico – secretário Marcus Monteiro
10h – Debates – mediador Flávio Medici
11h – Formação dos grupos de trabalho
12h – Almoço
13h – Grupos de trabalho
14h30 – Plenária de apresentação dos grupos de trabalho
16h – Eleição dos membros do conselho municipal de turismo – sociedade civil
17h – Encerramento