Como se preparar para a EPCAR e para o Colégio Naval?

As avaliações escritas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) serão no dia 4 de julho (domingo). A aeronáutica oferece 130 vagas (110 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino), com 16 questões de matemática, 16 de português, 16 de inglês e uma redação.

Os exames abordam conteúdos do ensino fundamental. Os de matemática costumam ser bastante exigentes, com questões em que o candidato deve classificar quatro ou mais afirmativas em verdadeiro ou falso. Sendo assim, diversos tópicos podem ser abordados em uma única questão.

Nas provas de língua portuguesa e de língua inglesa constam questões de interpretação textual e de gramática, além de conhecimento de vocabulário. A redação deve ter no mínimo 100 palavras, no máximo 30 linhas e demonstrar a capacidade de expressão textual e senso crítico do candidato. Os temas da redação costumam abordar atualidades e problemas sociais.

“Para alcançar a aprovação na EPCAr, o candidato deve equilibrar seus estudos entre as três disciplinas, já que todas têm o mesmo peso no cálculo da média final. Sugere-se que o aluno faça pelo menos uma redação por semana a fim de desenvolver a habilidade de produção textual”, afirma Camila Andrade, gerente do segmento militar do Elite Rede de Ensino, que conta na Baixada com as unidades CaxiasNova IguaçuNilópolis e São João de Meriti.

Por fim, recomenda-se a resolução das provas anteriores, principalmente dos últimos cinco anos, com a marcação do tempo. Isso porque as provas de anos anteriores da EPCAr possuem muita semelhança entre si, e resolvê-las é uma excelente simulação do concurso.  Dessa forma, o candidato pode identificar em quais tópicos ainda têm dificuldades e desenvolver a rapidez de raciocínio.

Colégio Naval

A Marinha ainda não divulgou o edital das provas do Colégio Naval, porém, com base em anos anteriores, acredita-se que os exames aconteçam no final de julho. Tendo em vista o movimento das demais instituições de ensino militar, é esperado que o concurso ofereça vagas para candidatos dos sexos masculino e feminino. As avaliações escritas devem ser aplicadas em dois dias, no primeiro costuma haver 20 questões de matemática e 20 de inglês. Já no segundo, em geral são 20 questões de português, 12 de estudos sociais, 18 de ciências e uma redação.

Os exames abordam tópicos do ensino fundamental. Destaca-se o de matemática que possui questões com elevado grau de dificuldade. Em geral, as questões mais difíceis abordam teoria dos números ou geometria plana. A ementa de história contempla apenas a história do Brasil, não sendo abordada a história geral. A redação precisa ter entre 20 e 30 linhas e serão corrigidas apenas as redações dos candidatos que obtiverem uma classificação menor ou igual a três vezes o número de vagas. Os temas costumam envolver atualidades e avaliam a capacidade de expressão textual do aluno.

“Para alcançar a aprovação no Colégio Naval, o candidato deve focar seus estudos em matemática. Nas outras disciplinas, é importante que o estudante equilibre o seu tempo entre teoria e exercícios, já que elas possuem o mesmo peso que a matemática na média final. Aconselha-se que o aluno faça pelo menos uma redação por semana”, diz Camila Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *