Comissão de Enfrentamento à Covid-19 debate aplicação da terceira dose para profissionais de Saúde

A Comissão Externa de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 realiza, nesta terça-feira (21/09) às 15h, uma audiência pública para discutir a aplicação de doses de reforço contra a Covid-19, levando em consideração os grupos prioritários iniciais, em especial dos profissionais da Saúde.

O coordenador da Comissão, deputado Dr. Luizinho, autor do requerimento para a audiência pública, vem fazendo campanhas e chamando a atenção para a importância de o quanto antes vacinar com a dose de reforços profissionais da Saúde na linha de frente do combate à pandemia.

“Os profissionais da Saúde, assim como os idosos e as pessoas com comorbidades foram os primeiros a serem imunizados, e nós já sabemos que com o passar de 6 meses a eficácia das vacinas diminuem, o que significa que temos profissionais em todos os cantos do país exposto ainda mais ao vírus. Precisamos priorizar esses profissionais que estão pondo suas vidas em risco para salvar as nossas vidas”, destacou.

O Ministério da Saúde anunciou no dia 25 de agosto a aplicação da dose de reforços para idosos maiores de 70 anos que já completaram o esquema vacinal há 6 meses, e para pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose, após 28 dias. 

A medida começou a vale a partir do dia 15 de setembro, no entanto, estados como São Paulo já haviam iniciado a aplicação de doses de reforço.

Dr. Luizinho destaca que o avanço da variante Delta, especialmente no  Rio de Janeiro é uma preocupação e por isso a necessidade do reforço da vacina.

“A  nossa preocupação é a variante Delta. Brigamos pela antecipação da segunda dose, que conseguimos, brigamos pela terceira dose que conseguimos, agora, precisamos dessa dose de reforço para os profissionais da Saúde de forma muito breve”, disse.

Foram convidados para o debate: representantes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde; Rosana Leite de Melo, Secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde; Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo e Vice-Presidente Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Hisham Hamida, Diretor do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems); Natasha Slhessarenko Fraife Barreto, Conselheira Federal do Conselho Federal de Medicina; o Alexandre Naime Barbosa, Médico Infectologista da Associação Médica Brasileira (AMB); Eduardo Fernando de Souza, Coordenador do Comitê Gestor de Crise da COVID-19 do Conselho Federal de Enfermagem; representante da OPAS (Organização pan-americana de Saúde), Cristiano Zerbini, Diretor do Centro Paulista de Investigação Clínica (CEPIC) e Coordenador dos Estudos da Vacina da Pfizer no Brasil e Dimas Covas, Presidente do Instituto Butantan.

O pedido de audiência pública também é de autoria dos deputados: Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC),  Alexandre Padilha (PT-SP), Jorge Solla (PT-BA) e Soraya Manato (PSL-ES).

A audiência poderá ser acompanha de foram virtual pelo portal da Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *