Dois professores do CIEP Municipalizado Ministro Santiago Dantas, localizado no bairro Itatiaia, em Duque de Caxias, receberam, dia 14 de novembro, na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o prêmio Paulo Freire. A condecoração teve o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais da educação que se dedicam pela construção do conhecimento.
Foram 86 iniciativas premiadas promovidas por profissionais de educação das escolas e universidades da rede pública, em nove categorias: projeto político-pedagógico, experiência com alunos do Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico ou Profissionalizante, Ensino Superior, Ensino à Distância, como também, experiência pedagógica na área de Inovação, Ciência e Tecnologia, além de experiência pedagógica na Educação do Campo.
Um dos profissionais que recebeu o prêmio foi o professor de Matemática, Sandro Miranda. O docente realizou junto aos alunos uma sequência de jogos didáticos envolvendo álgebra. Estas atividades culminaram na produção de um software inclusivo para deficientes visuais a fim de aprenderem este ramo da Matemática.
Feliz com o sucesso dos docentes, a vice-diretora do CIEP Municipalizado Ministro Santiago Dantas, professora Anne Alessandra de Andrade Silva, contou que o empenho e a dedicação dos professores da escola é emocionante. Ela ainda relatou que o professor Guilherme Moreira Dias recebeu o prêmio na categoria Educação Especial. “A proposta do projeto é promover a inclusão através da dança, do ballet. Um trabalho lindo”, disse.
O prefeito Washington Reis parabenizou os docentes pelo trabalho realizado nas escolas. “Quero elogiar o trabalho de todos os envolvidos por uma educação de qualidade, inclusiva. Parabéns pelo trabalho de excelência”.