Escolha do novo chefe do Ministério Público seguiu a tradição democrática, a partir da lista tríplice definida em eleição interna pelos integrantes do órgão
O governador Cláudio Castro participou, nesta sexta-feira (17/01), da cerimônia de posse de Antônio José Campos Moreira como novo procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro para o biênio 2025-2027. Durante a solenidade, Castro destacou o papel essencial do Ministério Público na defesa da justiça e do interesse público, reforçando o compromisso de manter uma relação de respeito e diálogo institucional.
– Com diálogo entre as instituições conseguimos fazer o RJ avançar. Hoje somos vários órgãos com a mesma missão, a de proporcionar melhor qualidade de vida para a população. Vamos seguir com harmonia, avançando no fortalecimento da justiça – declarou o governador Cláudio Castro.
A escolha do novo chefe do Ministério Público seguiu a tradição democrática, a partir da lista tríplice definida em eleição interna pelos integrantes do órgão. A decisão final coube ao governador, que optou por Campos Moreira entre os três indicados.
Com uma trajetória de quase quatro décadas no Ministério Público, Antônio José Campos ingressou na instituição em 1987. O novo procurador-geral está vinculado ao 1º Grupo de Câmaras Criminais e já ocupou os cargos de subprocurador-geral de Justiça, assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Institucionais, assessor-chefe da Assessoria de Atribuição Originária Criminal, e coordenador da primeira formação do grupo das Centrais de Inquérito (1995/1996), além de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
– Assumo a nova missão com responsabilidade e dedicação. O Ministério Público vai atuar com diálogo e harmonia, concentrando esforços na área da investigação e da ação penal, trabalhando incansavelmente pela justiça e pela segurança de todos os cidadãos- disse Antônio José.