O governador Cláudio Castro entregou, neste domingo (17/12), obras contra enchentes realizadas em 25 ruas de quatro localidades de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Acompanhado do prefeito Dr. João e outras autoridades, Castro caminhou por algumas das vias que receberam obras de drenagem de águas pluviais, pavimentação, sinalização e urbanização, no bairro Grande Rio. Ao todo, o projeto de R$ 67 milhões do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura local, vai beneficiar 30 mil moradores de 70 ruas e avenidas, incluindo o Conjunto Azul, Vila Jurandir e Vila Zulmira, nas adjacências.
– A população esperava ansiosa por essas obras há mais de 40 anos. Quando assumi o governo, São João de Meriti era vista como cidade-dormitório. E eu disse na época que enquanto os moradores da Baixada e do interior não fossem tratados como os da capital, não sossegaria. Hoje o respeito chegou aos cidadãos dessas regiões – afirmou Castro.
Ao lado de Dr. João, o governador vistoriou também os serviços que estão sendo executados em 45 ruas e que têm previsão de conclusão em agosto de 2024, beneficiando 40 km de vias, aproximadamente. Na caminhada, conversou com moradores, comerciantes e lideranças políticas.
Durante a cerimônia, o governador assinou termo de contrato para a duplicação do viaduto sobre a Via Dutra, na altura do km 168, no bairro Vilar dos Teles. A ampliação da capacidade da estrutura, que custará R$ 41,5 milhões e será executada no prazo de dois anos, vai melhorar a qualidade da mobilidade urbana de toda a cidade.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), Uruan Andrade, até o momento 53% das obras de infraestrutura já estão concluídas. O projeto final contemplará uma área em torno de 1 milhão de metros quadrados.
– Esses serviços para a população são frutos da parceria do governador Cláudio Castro com as prefeituras. Investir em infraestrutura na Baixada e no interior fortalece ainda mais todo o estado – comentou Uruan Andrade.
Moradores foram para as ruas, mesmo sob forte calor, e enalteceram os benefícios das obras para a região.
– Moro no bairro Grande Rio desde que nasci, há 44 anos. Só agora, com essas obras, não temos mais alagamentos. Nossa dignidade está sendo resgatada. O sofrimento finalmente está chegando ao fim. Até a convivência entre os vizinhos melhorou – atestou a administradora de empresa Ana Paula Ferreira, com a filha Ana Paula, 11.
Fotos: Rogerio Santana