Cláudio Castro foi reeleito governador do Estado do Rio de Janeiro na noite deste domingo, 2 de outubro, com 58% dos votos válidos, com mais de 4,9 milhões de votos. Castro, que assumiu o executivo estadual há apenas dois anos, fez uma campanha com base em propostas e prestando contas de todas as ações que desenvolveu ao longo deste curto período de gestão, entre elas a concessão do serviço de saneamento, que permitiu recolocar o Rio na rota do crescimento econômico e colocar em prática o PactoRJ, maior pacote de investimentos e projetos sociais da história.
– Ficou provado mais uma vez que a melhor resposta que um politíco pode dar é o voto na urna, a expressão maior da vontade da população. Fizemos uma campanha limpa, sem responder a provocações, focada totalmente em mostrar o estado que queremos e que a população merece. E hoje o povo do Rio respondeu a nossa mensagem com um alto, sonoro e incontestável sim. Só tenho a agradecer a todo o carinho que recebemos ao longo dessa dura campanha e dizer tudo o que posso fazer é retribuir com todo o meu empenho e dedicação a esse estado que tanto amo. Muito obrigado, Rio! O trabalho vai continuar! – comemorou o governador.
Castro aguardou o fechamento das urnas e acompanhou a apuração dos votos ao lado da primeira-dama Analine Castro, dos filhos, João Pedro e Maria Eduarda, do vice-governador eleito Thiago Pampolha e seus parentes, além dos amigos mais próximos, que caminharam junto com o candidato no período de campanha.
Candidato a vice, Pampolha será um dos mais novos ocupantes do cargo da história do Rio.
– A força do trabalho venceu. Junto com o governador Cláudio Castro fizemos uma campanha baseada no diálogo e em propostas concretas para a população. Agora, temos muito trabalho pela frente – disse Thiago.
Após a confirmação da vitória, Cláudio Castro seguiu para Copacabana, onde fez um pronunciamento aos jornalistas. No discurso, o governador reeleito agradeceu a confiança dos eleitores e garantiu que vai seguir governando para todos e pelos que mais precisam.
– Nós temos uma gestão aprovada, colocamos as contas do Estado em dia e valorizamos os servidores. Novos investimentos estão chegando, o emprego e a renda estão retornando, a educação e a saúde recebendo a atenção e os recursos que precisam, temos mais polícia nas ruas e os números da segurança melhoram a cada dia. Claro que ainda não está como eu quero e ainda falta muito a ser feito, mas hoje o povo do Rio de Janeiro mostrou, com o seu voto, que aprova o caminho que nós estamos trilhando – avaliou o governador.