Em um ano, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que ganhou o nome da jornalista Susana Naspolini, na comunidade do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, realizou 40 atendimentos em geral e mais de 23 mil consultas. O centro médico é viabilizado pelo programa Cidade Integrada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. O governador Cláudio Castro visitou a unidade de saúde nesta sexta-feira (06/09) e destacou a importância da unidade para a população local.
Entre os 40 mil atendimentos, foram realizados colocação de contraceptivo, consultas em diferentes especialidades, exames de ultrassonografia e palestras.
– É um orgulho comemorar esse primeiro ano do AME Susana Naspolini e também do programa Acolhe. Os dois chegam com números expressivos, com 4 mil atendimentos por mês, com especialidades que você não acha em lugar nenhum do Estado – destacou o governador Cláudio Castro, no ambulatório, ao lado da primeira-dama, Analine Castro, e da secretária de Saúde, Claudia Mello.
Atendimento especializado
O AME também abriga, no primeiro andar da unidade, o Projeto Acolhe, que atende cerca de 13 mil pessoas, para prevenir a gravidez não planejada. Por meio dele são oferecidos DIUs, consultas em diferentes especialidades médicas, exames de ultrassonografia e palestras.
No segundo andar do prédio localizado na Barão da Torre, o AME oferece à população acompanhamento ambulatorial de média complexidade, com as seguintes especialidades: Odontologia, fisioterapia, ultrassom, cardiologia, cardiopediatria, hematologia, reumatologia, nutrição, ortopedia, psicologia, pneumologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, gastroenterologia, pediatria e dermatologia.
Desde agosto de 2023, já foram realizadas mais de 23 mil consultas. A unidade conta ainda com 1 base do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
– O AME reforça nosso compromisso com o SUS que dá certo. O olhar minucioso para a Saúde da Mulher é uma marca importante de nossa gestão. O planejamento familiar e a gravidez na adolescência são temas sensíveis e que estão sendo cuidados pelo governo. Além disso, seguimos apoiando os municípios e oferecendo atendimento especializado, como saúde bucal de forma integral para garantir que as pessoas tenham o devido acompanhamento e as doenças não se agravem – explicou a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.
Fotos: Marcelo Régua